É algo que pode ser feito de forma bem simples: basta transformar o decimal em um número inteiro, passando a vírgula para a direita, considerando o número necessário de casas. Por exemplo: 2,25 vai se tornar 225 (apenas movi a vírgula duas casas para a direita) 3,079 vai se tornar 3079 (Vírgula movida três vezes)
Conte quantas casas para a direita a vírgula deverá andar para que o número deixe de ser decimal. Por exemplo, no número 12,505 a vírgula deverá andar 3 casas para a direita para deixar de ser decimal e virar inteiro. O denominador da fração será uma potência de 10, ou s, 1000 etc.
Ex.: 0,25, é um numero decimal. Se você perceber ele tem só uma casa decimal que no caso está o 5. não é? Então colocamos ele sobre um numero 10, e tiramos a virgula!
Para transformar um inteiro como uma porcentagem, ele deve ser expresso como uma fração com um denominador de 100. Assim, para transformar o número 2 em uma porcentagem, você deve inserir porcentagem(2).
Sabemos que um meio representa algo inteiro divido em duas partes, ou seja, cada parte será 1 dividido por 2, então: Perceba que procuramos dividir cada uma das 2 partes (½) em 4 partes.
Dividir duas frações é o mesmo que multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda fração. O primeiro passo para dividir frações é encontrar o inverso (invertendo o numerador e o denominador) da segunda fração. Em seguida, multiplique os dois numeradores. Depois, multiplique os dois denominadores.
Existem duas formas de ler os números decimais. Numa delas dizemos a parte inteira, depois a virgula e em seguida os dígitos da parte decimal, um a um. Por exemplo, o número é lido assim: "Sessenta e três virgula sete dois nove cinco". Também é comum agrupar os números na parte decimal da forma que for mais adequada.
Os algarismos que vêm após a vírgula pertencem às casas decimais. Exemplo: 53,352 = cinquenta e três inteiros e trezentos e cinquenta e dois milésimos. O número 352, após a vírgula, é a parte decimal. Casa decimal é a posição que o algarismo ocupa no número após a vírgula.
2.
Dízima finita é um número decimal cuja parte decimal tem fim. O número de casas decimais indica o comprimento da dízima. As frações decimais e as que lhes são equivalentes são sempre representadas por dízimas finitas.