Onde Viviam Os Povos Fencios?

Onde viviam os povos fencios

A produção de tinta, de objetos ornamentais, a mineração e a construção naval também foram atividades praticadas pelos fenícios.

A comunicação entre as cidades ocorria principalmente por meio marítimo, as navegações pela região também possibilitaram os cananeus estreitarem suas relações com outras cidades mercantis do Mediterrâneo. Por volta de 2500 a.C., as Cidades-Estado fenícias haviam crescido tanto que se tornaram pontos de encontro pelos quais passavam mercadores vindos de várias regiões.

Características dos fenícios

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais.

(UCS-RS) Na Antiguidade, podemos observar características específicas a cada povo. Assinale a alternativa cuja sequência relaciona corretamente os povos desse período com sua principal característica religiosa.

A região de Canaã, por exemplo, localizada no atual Líbano, começou a ser ocupada pelos cananeus por volta de 3000 a.C. O povo cananeu é de origem semita, uma denominação que tem origem na Bíblia, a qual designa um povo descendente de Sem, um dos filhos de Noé, tal como os hebreus e árabes.

Tópicos deste artigo

Tópicos deste artigo

Assim, em 64 a.C., as cidades fenícias foram dominadas pelo exército romano, resultando no fim dos fenícios. Entretanto, a herança deixada por este povo marcou todo o mundo.

Como forma de veneração, praticavam sacrifícios de animais, algumas vezes estendendo os rituais aos humanos. Os eventos de sacrifícios eram vistos como uma forma de aplacar as incursões divinas.

O alfabeto era composto por 29 símbolos, que eram individualmente atribuídos a um fonema, ou seja, uma sonoridade, tal qual o alfabeto ocidental. Assim como no português, o alfabeto fenício permitia a combinação dos caracteres para que palavras fossem formadas.

Decadência dos fenícios

Não é absurdo dizer que a maior contribuição dos fenícios foi o desenvolvimento do alfabeto. Além de ter possibilitado o registro mais eficiente das mercadorias, este processo influenciou na produção do formato escrito de outros povos. Os gregos, por exemplo, adaptaram o alfabeto fenício, por volta do século IX a.C., resgatando as vogais, tal como os romanos, posteriormente, adaptaram a combinação grega e fenícia para dar origem ao alfabeto latino, utilizado largamente no dito mundo ocidental.

Inovaram nas técnicas de pintura de tecidos, destacando a coloração púrpura, oriunda de um molusco. A palavra fenício, vem desta cor, que era muito procurada pelos mais ricos.

Videoaulas

Videoaulas

Os líderes eram monarcas, aos quais orbitavam uma aristocracia composta por mercadores, latifundiários e sacerdotes religiosos. Embora conhecida como Canaã, a região também era chamada pelos gregos de Phoenícia, traduzido como púrpura, referente à intensa produção de corantes e tintas de tecido. Os povos da região costumavam extrair um líquido cor púrpura de pequenos moluscos, material que era utilizada no tingimento.

Não investiram em atividades agropecuárias tendo em vista que o território era relativamente limitado em termos de extensão, além de ser montanhoso, fatos que inviabilizavam o pleno desenvolvimento de tais atividades.

A região do atual Oriente Médio foi berço e caldeirão para diversas culturas, ou seja, nesta localidade originaram-se povos ascendentes de etnias muito conhecidas na atualidade. Um desses povos eram os fenícios, que vamos conhecer melhor nesta aula de História.

Videoaulas

É possível destacar algumas divindades, como o deus El, criador do mundo, frequentemente representado como um ancião que observa a vida mundana de longe. As oferendas eram geralmente direcionadas à sua esposa Asherah, considerada a deusa mãe de tudo, muito ligada à produção agrícola.

Os fenícios eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses distintos. As cidades possuíam uma espécie de deus padroeiro, frequentemente uma figura feminina e ligada aos elementos da natureza, como terra, ar, sol, as estações do ano ou mesmo fertilidade.

Veja agora

O alfabeto fenício foi criado a partir da necessidade de auxiliar o comércio e possibilitar que a comunicação com outros povos ocorresse de forma mais rápida.

Algumas civilizações da Idade Antiga, embora brilhantes, não formaram estados unificados, ou seja, sempre foram politicamente fragmentadas, mostrando o predomínio periódico de algumas cidades.

Os Fenícios ocuparam uma estreita faixa de terra situada entre o Mar Mediterrâneo e o atual Líbano. Tiveram prósperas cidades como Ugarit, Biblos, Beritos, Sídon e Tiros. Essas, por estarem localizadas em uma área de intensa circulação dos povos da Ásia, da África e da Europa foram invadidas e conquistadas sucessivamente por vários impérios. Sobre os Fenícios, assinale o correto.

Quem foram os fenícios Brainly?

os fenícios eram povos de origem semita, conhecidos como o povo do mar. viviam no norte da Palestina, entre o mar mediterrâneo e o território que hoje corresponde ao líbano. Eram grandes mercadores marítimos e contribuíram para o desenvolvimento da astronomia.

Quais foram as fases do governo hebreu e suas principais características?

O governo hebraico passou por três fases: O governo dos patriarcas, onde as tribos eram comandadas pelos chefes tradicionais, "pais". O governo dos juízes, dado por indivíduos que administravam tanto o poder político, quanto religioso e militar.

Porque o povo de Deus era chamado de hebreus?

O nome "hebreus" vem do hebraico "Ivrim", que significa "povo do outro lado do rio".

Onde e como viviam os hebreus?

De acordo com os relatos bíblicos, os hebreus vieram da cidade de Ur, da Mesopotâmia. De lá, se deslocaram e se estabeleceram na região da Palestina, no Vale do Rio Jordão, por volta de 2000 a.C.. ... Os hebreus eram grupos de pastores seminômades, logo, sua atividade principal era a atividade pastoril e a agricultura.

O que aconteceu com os egípcios depois da saída dos hebreus?

Após o rei do Egito permitir que os hebreus retornassem a Canaã, Moisés acabou ele mesmo conduzindo a retirada de seu povo, levando-o até uma massa de água conhecida como "Mar dos Juncos", que muitos identificaram como sendo o Mar Vermelho. O mar se abriu e os hebreus o transpuseram.

Quem é o povo hebreu nos dias de hoje?

Os hebreus são conhecidos como israelitas ou judeus. Antepassados do povo judeu, os hebreus têm uma historia marcada por migrações e pelo monoteísmo. Muitas informações sobre a história dos hebreus baseiam-se na interpretação de textos do Antigo Testamento, a primeira parte da Bíblia.

Onde fica nos dias de hoje Canaã?

Estado de Israel