Extração da sutura — Após 4-6 dias retira-se a sutura do seguinte modo: com auxílio de pinça de dissecção, puxa-se um pouco a extremidade do fio, pon do-se à vista uma pequena parte oculta abaixo da pele. Com tesoura introduzida abaixo da roseta, corta-se o fio.
Siga estes passos
Os Técnicos e Auxiliares de enfermagem, só podem retirar pontos cirúrgicos com cabo e/ou lâmina de bisturi, após avaliação do Enfermeiro e sob sua supervisão, mesmo com prescrição médica.
O que acontece se não retirar os pontos Manter os pontos além do período indicado para retirada pode desfavorecer o processo de cicatrização local, causar infecções e deixar cicatrizes.
Auxiliares e Técnicos de Enfermagem podem realizar a retirada de pontos, mediante prescrição/solicitação médica, após avaliação do Enfermeiro e sob sua supervisão. É o parecer. BRASIL. Lei nº 7.
Resposta: Sutura é considerado ato médico, pois faz parte do ato cirúrgico. Somente os enfermeiros pós graduados em obstetrícia podem fazer episiorrafia (sutura em períneo), quem o fizer pode ser autuado por exercício ilegal da medicina.
Se o seu médico precisou retirar os pontos, foi utilizado um fio absorvivel. Se ficou um ou outro ponto, fique tranquila. Não é grave e isso não provocará infecção. Eventualmente o seu organismo poderá expulsar esse ponto e você terá que regressar ao seu médico para retirá-lo.
Quanto à cicatriz, os pontos só devem ser retirados 8 dias após a cesárea e ela poderá ser lavada normalmente durante o banho. Se a mulher estiver sentindo muitas dores, poderá tomar o analgésico receitado pelo médico.
E se depilar, pode? “Quando não há complicação na ferida operatória, o ideal é esperar de 40 a 60 dias para depilar a região com cera. Se for com lâmina, sendo cuidadosa, pode ser feito até um pouco antes”, ressalta.
Técnica. Podemos classificar os tipos de pontos em dois grandes grupos: – Interrompidos: quando o fio é amarrado e cortado após uma ou duas passagens nos tecidos; – Contínuos: é feito um nó no início, suturado todo o corte da incisão e o fio é cortado apenas no final, após diversas passagens pelos tecidos.
Os fios de sutura absorvíveis podem ser de origem animal (categute) ou sintéticos (ácido poliglicólico e polyglactin) e são utilizados nas suturas em que o fio não deve permanecer por longos períodos, como nas vísceras por exemplo, pois sua absorção varia de 1 a 3 meses.
Os fios de sutura estão divididos em dois grandes grupos: Absorvíveis: são aqueles que perdem gradualmente sua resistência à tração até serem fagocitados ou hidrolisados. Eles podem ser de origem animal (catgut simples e cromado) ou sintéticos multi ou monofilamentares (poliglactina, poliglecaprone e polidioxanona).
Tipos de fios de sutura
Se o pontos tem áreas de exteriorização na pele então você deve entrar em contato com seu médico para saber dele se o fio usado na sutura foi com material absorvível ou não absorvível . Os fios absorvíveis caiem automaticamente.
As suturas absorvíveis se dissolvem sozinhas com o tempo, uma vez que os tecidos tenham cicatrizado e não precisam ser removidas. Uma das mais recentes alternativas para suturas após a cirurgia é o uso de cola para a pele, especialmente em incisões pequenas.
Deiscência é a abertura espontânea dos pontos cirúrgicos ou da cicatriz ao longo de sua linha de incisão cirúrgica. Pode acontecer por diversos motivos, mas o mais comum deles é não respeitar as orientações pós-operatórias passadas pelo médico.
1 – Não faça esforço físico durante as 2 primeiras semanas ou até que o médico libere. Peça ajuda para realizar as tarefas em casa, inclusive as mais simples, como tomar banho, deitar e levantar da cama. 2 – Evite molhar o local da ferida durante as 2 primeiras semanas para diminuir o risco de infecções.