Os materiais e equipamentos para montagem do padrão devem ser aprovados pela Cemig e constar no Manual do Consumidor que, assim como as Normas de Distribuição (ND) 5.
Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total. Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.
Olha se seu ventilador é 220 v, e vc tem só 110 v, o menos oneroso é trocar o aparelho, pois, a concessionaria de energia, normalmente, quando instala 110 v, dificilmente tem a outra fase para 220 v, então troque o aparelho, o custo vai ser menor.
220v
Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.
É possível diferenciar uma resistência de chuveiro 110v para uma resistência 220v pelos aspectos visuais. A resistência de 110v possui menor espessura do arame (menor bitola), comparando-se com a resistência 220v. Esta, além de possuir o arame mais grosso apresenta forma de espiral.
Se só um fio acender a luzinha e o outro não, a voltagem é 127V, um neutro e um fase. Outra forma é olhar o chuveiro e ver se há algo escrito nele, 127V (110V) ou 220V. Deve ser a mesma da residencia. Além disso, deve haver uma placa no chuveiro informando isso, (tensão = voltagem); corrente e potência.
As informações sobre Voltagem e Potência podem ser encontrados no próprio corpo do produto ou na embalagem do mesmo.
110 ou 220V
Em questões técnicas, não há problema, pois o elemento ativo do chuveiro é um resistor projetado para 220V. Ligá-lo em 127V, não o fará queimar, muito pelo contrário, ele trabalhará com uma folga considerável (menor corrente). Porém, a potência será reduzida em 3 vezes.
220v
Como usar o multímetro:
As pontas de prova do multímetro devem ser ligadas em série com o circuito desligado, para isso faça um corte no condutor, para obter duas pontas, que podemos chamá-las de A e B. Coloque a ponta de prova vermelha na ponta A do condutor e a ponta de prova preta na ponta B do condutor e isole.