A difusão da tipografia deve-se à invenção do alemão Gutenberg. A partir da revolução tecnológica operada por Gutenberg, a escrita passou a ficar duradouramente fixada em letras de chumbo. Assim, em vez de manu-scritos, passou-se a dar uso à tipo-grafia.
A grande invenção de Gutemberg que, sim, é muito importante para a tipografia, foi tornar os tipos não só móveis como resistentes. As primeiras fontes móveis da história da humanidade na verdade apareceram na China, por volta de 1040, pelas mãos de Shen Kuo.
Gutenberg
Tipografia significa a impressão dos tipos, sendo que tipo é a fonte, ou a letra. Atualmente, Tipografia é o nome dado ao estudo, criação e aplicação de caracteres, estilos, formatos e disposição visual de palavras.
A tipografia é a arte e o processo de criação na composição e impressão de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação escrita.
Tipografia – Classificação de Fontes de Letras
As fontes com serifa são as fontes de letras que possuem hastes e prolongamentos no final das letras. Além disso, as fontes serifadas são as mais ideais para textos impressos devido à continuidades que proporcionam à leitura.
Em um consenso entre os tipógrafos e designers.
O padrão global da font-size (tamanho da fonte) do Bootstrap é 14px, com uma line-height (altura de linha) de 1.
As fontes do tipo Moderna devem ser utilizadas por marcas que desejam transmitir esse tipo de valor. Por serem futuristas, acabam transmitindo mais estilo e são perfeitas para empresas que seguem as tendências.
Essas três modificações de Estilo de Fonte ou de Efeito são denominadas, respectivamente, de:
Dicas sobre como escolher a melhor fonte para o seu logo: