Odontologia na Idade média. Em 1363, Guy de Chauliac, cirurgião-dentista em Avignon, introduziu pela primeira vez o termo “dentista” na história da profissão. Nesta mesma época, adotou a ligadura intermaxilar nas fraturas e começou a recomendar que as pessoas procurassem dentistas para retirarem seus dentes.
Egito: As primeiras referências à odontologia no Egito datam de 3.
No século XVII, a primeira disposição legislativa portuguesa referente à Odontologia materializou-se na Carta Régia de 09 de novembro de 1629, regularizando a prática da arte dentária, a qual instituía uma multa no valor de dois mil réis às pessoas que “tirassem dentes” sem licença e, pela primeira vez, citando a “ ...
Em 25 de outubro de 1884, um decreto do Governo Imperial criou o ensino da área no Rio de Janeiro e Bahia. O Primeiro curso de Odontologia foi criado oficialmente no Brasil através de um decreto do Governo Imperial, assinado por D. Pedro II em 25 de outubro de 1884.
A carreira em Odontologia. O profissional formado em Odontologia é responsável pela saúde bucal das pessoas. Ele atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à mordida, gengiva e dentes. O dentista realiza tratamentos estéticos e também intervenções relacionada à saúde bucal.
Segundo a Drª Camila, não existe diferença entre o dentista e o odontologista. “Na verdade, os termos são sinônimos. Ambos são profissionais que cursam a graduação em Odontologia e são responsáveis pelo tratamento dos dentes e da saúde bucal”, afirma.
A Periodontia é um ramo da Odontologia que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas que afetam os tecidos periodontais, que são aqueles que sustentam e fixam os dentes.
Periodontia é a especialidade da Odontologia que trata das doenças da gengiva e dos ossos que sustentam os dentes. O periodontista faz o diagnóstico, adota ações preventivas e realiza o tratamento das alterações nesses tecidos.
A periodontite ou doença periodontal, popularmente conhecida como piorreia, é uma infeção bacteriana que envolve o periodonto (tecidos de suporte dos dentes). É uma patologia oral bastante frequente. Cerca de 50% dos adultos apresentam problemas periodontais.