As primeiras instituições brasileiras de atendimento às crianças de zero a seis anos surgiram ainda no Império com intuito de amparar as que eram abandonadas nas ruas das cidades, como os orfanatos, os asilos para pobres e a Santa Casa de Misericórdia, com sua roda dos expostos.
A Constituição Federal criou a obrigatoriedade de atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade em seu artigo 208 , inciso IV . Entretanto, até a presente data esse sonho do legislador constituinte de 1988 ainda não virou realidade.
De acordo com o que a Constituição Federal e a LDB da Educação Nacional definiram as creches são para crianças de 0 a 3 anos de idade e as pré-escolas são para crianças de 4 a 6 anos de idade. O termo creche sempre esteve vinculado a um serviço oferecido à população de baixa renda.
Muito mais que uma simples brincadeira, a escola tem um papel fundamental na formação da criança como cidadão. ... Quando a criança inicia a Educação Infantil, ela está se preparando para o seu ambiente social mais importante depois da sua casa, afinal, a infância é um período importante para aprender e formar o cidadão.
A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem. ... Passando a esse aluno a importância da inclusão e não só no âmbito escolar e sim em toda a sociedade.
A escola é o meio social em que alunos e professores interagem na construção do saber. ... Portanto, para cumprir sua função social, a escola precisa considerar as práticas culturais, sociais, políticas e econômicas, entre outras, que perpassam nossa sociedade.
A escola contextualiza o currículo, ministrando um conhecimento que faça sentido à vida do aluno. Estabelece uma relação entre o conhecimento e as ações do dia-a-dia. ... Na sua função social, o professor desenvolve competências para a vida, levando o aluno a interagir com o meio em que vive.
Resposta: A socialização entre as pessoas e também a sua aprendizagem, como diz os próprios professores, vocês alrendem com eles e eles aprendem com vocês.
O objetivo da educação na escola pública é atingir a qualidade social para todos e cada um dos seus alunos; garantir de forma sistemática a apropriação do conhecimento acumulado pela humanidade; desenvolver as diversas habilidades; contribuir para o desenvolvimento integral do sujeito histórico; para ter visão de mundo ...
As públicas são mantidas pelo governo municipal, estadual ou federal, onde estes enviam verbas para suas despesas. Normalmente essas escolas não recebem manutenção adequada, com pinturas velhas e móveis danificados. As escolas particulares são mantidas pelas mensalidades pagas pelos alunos.
Os serviços públicos oferecidos em escolas estão direcionados a creches, bibliotecas públicas, espaços para recreação e práticas de esportes. Em hospitais há exemplos através da distribuição de vacinas e construção de postos de saúde ou de exames periódicos tipo mamografia.