Usos do Pretérito Pluscuamperfecto de Indicativo: » Usa-se para fazer referência a uma ação passada terminada antes de outra ação ou situação também passada. Exemplo. Cuando llegué a casa (2), ya te habías ido (1). » Usualmente serve para explicar os resultados ou consequências de uma ação ou situação passada.
O presente do indicativo é um tempo verbal utilizado para falar de uma ação que ocorre no momento da fala. ... Pode também ser utilizado para falar de ações que acontecerão num futuro próximo. Além dele, há também o presente do subjuntivo.
O modo indicativo é utilizado para exprimir um fato ou ação habitual em sua certeza quando refere-se ao presente, passado e futuro. Este é o modo da oração principal. Em resumo, é usado: Para exprimir uma ação habitual: Às sextas-feiras vou à novena do meio-dia.
Indicativo
Resposta: pois o texto foi escrito como se os relatos do texto estivessem acontecendo naquele exato momento. Explicação: O presente do indicativo é um tempo verbal utilizado para falar de uma ação que ocorre no momento da fala. ... Pode também ser utilizado para falar de ações que acontecerão num futuro próximo.
Espera-se que os alunos respondam que o texto de lei deve ser atemporal, ou seja, mesmo posteriormente a sua publicação, a lei institucionaliza uma norma que sempre se refere ao tempo presente, por isso, o presente do indicativo é o tempo que predomina nesse gênero textual.