Como desenvolver uma pesquisa participante
A PA é definida por Thiollent (1985, p. 14) como uma pesquisa com base empírica, "realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo".
Segundo Grossi (1981): Pesquisa participante é um processo de pesquisa no qual a comunidade participa na análise de sua própria realidade, com vistas a promover uma transformação social em benefício dos participantes que são oprimidos.
Pesquisa-ação Pesquisa participante Toda pesquisa-ação é do tipo participativa; Tudo que é chamado de pesquisa participante não é pesquisa-ação; O pesquisador não é pesquisado; Cada um dos envolvidos é pesquisador e pesquisado ao mesmo tempo; Aspira-se a uma comunicação o mais possível horizontal entre todos os ...
A principal característica da pesquisa - ação, citada por Lewin e seguida por EIliott, é a de ser um processo que se modifica em espiral15, e compreende - se por quatro etapas: - Diagnosticar a situação problema na prática. - Formular estratégias de ação para resolver o problema.
Podemos afirmar sobre Pesquisa Participante: Nesse tipo de pesquisa, a ação a análise é simultânea à mudança. ... É uma concepção de pesquisa em que se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas, buscando permitir à comunidade análise de sua realidade para benefício próprio.
"Pesquisa-ação é uma forma de investigação baseada em uma autorreflexão coletiva empreendida pelos participantes de um grupo social de maneira a melhorar a racionalidade e a justiça de suas próprias práticas sociais e educacionais, como também o seu entendimento dessas práticas e de situações onde essas práticas ...
O trabalho com pesquisa requer um conjunto de atividades orientadas pelo professor, com o objetivo de buscar, descobrir e criar um determinado conhecimento acerca de um objeto de estudo. Ressaltamos que o questionamento e a curiosidade do indivíduo antecedem essa busca, essa descoberta ou essa criação.
O ato de pesquisar tem o objetivo de querer saber, de desejar conhecer o funcionamento das coisas para a partir desse conhecimento fazer uso dos conhecimentos produzidos. ... É importante ressaltar que o ato de pesquisar é uma atividade básica da ciência. É por meio dessa atividade científica que se descobre a realidade.
A pesquisa científica é uma parte importantíssima no desenvolvimento de um aluno. Através dela você pode aprender um contexto mais amplo da área, acrescentar pontos que não conseguem ser explicados numa sala de aula convencional, dá mais riqueza e versatilidades aos temas já conhecidos.
Uma pesquisa incentiva o aprendizado a partir da busca por respostas de questionamentos, ou seja, se um indivíduo não possui dados suficientes para resolver um problema ou sanar dúvidas, a pesquisa contribui para isso.
Quem trabalha com pesquisa deve ter um foco principal, que é: produzir conhecimento científico. ... Existe, também, a possibilidade de se seguir carreira como pesquisador, em universidades, em especial as públicas, em que esse conhecimento gerado obrigatoriamente será público, então, na sociedade brasileira.
Saiba quais são os principais métodos de pesquisa
Especificamente, temos a pesquisa científica, definida como uma atividade desenvolvida por investigadores, visando a novas descobertas e contribuindo, assim, para a qualidade da vida intelectual.
Segundo o CNPq, a Iniciação Científica significa mais do que o início da formação de pesquisadores, mas sim a de melhores profissionais em qualquer área de atuação. Isso porque o programa proporciona ao estudante um grande aprofundamento em uma área de conhecimento.
O grande mérito da pesquisa científica, além de contrapor o senso comum, formular teorias, identificar correlação entre causas e efeitos, é buscar respostas para problemas que afetam a relação do homem com o seu meio.
Finalidade de um Artigo Científico. Comunicar os resultados de pesquisas, idéias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna. Servir de medida da produtividade (qualitativa e quantitativa) individual dos autores e das intituições a qual servem. ... Servir para rever o estado de um dado campo de pesquisa.
A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER o MÉTODO CIENTÍFICO Ou seja, o método dá o valor e a confiabilidade científica à pesquisa. Em outras palavras, protege a pesquisa da subjetividade do pesquisador e a direcionam à produção de conhecimentos válidos e científicos.
É um item da maior importância, principalmente num projeto que necessitará da aceitação ou aprovação de pessoas/entidades para sua realização. A justificativa consiste numa exposição sucinta, porém completa, dos motivos de ordem teórica e prática que apontam para a importância do estudo.
substantivo feminino Particularidade do que é relevante (que possui importância): tese de extrema relevância. A parte que se sobressai numa superfície plana; saliência. O que é proeminente numa sequência numérica (de valores); importância.
adjetivo Que tem valor, relevância ou pertinência; importante: argumento relevante.
Uma pessoa relevante é aquela que tem qualidades de líder, está disposta a aprender e, ao mesmo tempo, passar o conhecimento para outros profissionais. Isso também significa não se preocupar em perder o seu emprego ou até mesmo ser capaz de encontrar outro.
Informações relevantes São relevantes, entre outras, as informações que dizem respeito a desempenho ou produtividade dos processos e métodos, ao prazo, à duração ou ao tempo de ciclo dos processos.
Que têm importância: 1 significativos, graves, sérios, consideráveis, respeitáveis, interessantes, relevantes, marcantes, notáveis, superiores, valorosos, solenes, meritórios, elogiáveis, momentosos, ponderosos, vultosos.