O hipotálamo conecta o sistema nervoso ao sistema endócrino sintetizando a secreção de neuro hormônios (também chamado de "liberador de hormônios") sendo necessário no controle da secreção de hormônios da glândula pituitária — entre eles, liberação da gonadotropina (GnRH).
O Telencéfalo forma a maior porção do encéfalo. ... Juntamente com o Diencéfalo, constitui o Prosencéfalo durante o desenvolvimento embrionário. O telencéfalo compreende os dois hemisférios cerebrais, direito e esquerdo, incompletamente separados pela fissura longitudinal do cérebro.
O tálamo contém diversos núcleos: anterior, dorsomedial, lateral dorsal e lateral posterior, pulvinar, ventral anterior, ventral lateral, ventral posterior lateral e medial, intralaminares, da linha média, reticulares, e os geniculados laterais e mediais.
Os principais hormônios produzidos pela adeno-hipófise são o hormônio tireotrófico (TSH), que regula as atividades da glândula tireoide; o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), que regula o córtex das suprarrenais; o hormônio folículo estimulante (FSH), que atua no crescimento dos folículos nos ovários e ...
O hipotálamo se “conecta” de forma diferente à adeno e neuro-hipófise. A interação com a neuro-hipofise se dá por axônios que partem do hipotálamo e se estendem até o lobo posterior da hipófise. São dois os axônios que chegam à hipófise e trazem o mesmo número de hormônios.
Sistema porta-hipofisário é uma rede de capilares venosos sinusóides (são irregulares, se adaptam a forma da estrutura na qual circundam) que fazem a ligação entre o hipotálamo e a hipófise. Serve para transporte de estimuladores da hipófise, secretados pelo hipotálamo ao receber respostas neurológicas.
Apesar de se chamar sistema nervoso autônomo, ele não é independente do restante do sistema nervoso. Na verdade, ele é interligado com o hipotálamo, que coordena a resposta comportamental para garantir a homeostasia.