O líder da Revolta da Chibata, João Cândido (primeira fileira, à esquerda do homem com terno escuro), com repórteres, oficiais e marinheiros a bordo do Minas Geraes em 26 de novembro de 1910. ... Foi o resultado direto do uso de chibatadas por oficiais navais brancos ao punir marinheiros afro-brasileiros e mulatos.
O estopim da revolta ocorreu quando o marinheiro Marcelino Rodrigues foi castigado com 250 chibatadas, por ter ferido um colega da Marinha, dentro do encouraçado Minas Gerais. O navio de guerra estava indo para o Rio de Janeiro e a punição, que ocorreu na presença dos outros marinheiros, desencadeou a revolta.
João Cândido
A Revolta da Chibata iniciou-se no dia 22 de novembro de 1910, conforme mencionado, após a punição a um marujo de nome Marcelino. Os marujos rebelaram-se e tomaram o controle de quatro embarcações da Marinha brasileira: Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Deodoro.
Revolta da Chibata: foi um movimento ocorrido por lideres naval, ocorreu no Rio de janeiro. ... Como terminou: bom esse movimento acabou com a prisão de vários dos amotinados, o Almirante Negro teve que passar dois anos na cadeia, morreu pobre e a família teve que aguardar por indenização, já que o mesmo foi anistiado.
Resposta. As reivindicações eram contra os baixos salários, as terríveis condições de trabalho e o uso de castigos físicos.
O movimento tinha como principais reivindicações o fim do uso do castigo físico a partir das chibatadas e o fim do preconceito racial presente na Marinha brasileira. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Na Marinha brasileira, era comum o uso da chibatada como forma de punição.
Resposta. Resposta: Os marinheiros decidiram que iriam fazer uma sublevação, uma revolta pelo fim do uso da chibata em 25 de Novembro de 1910. Inicialmente os comitês revolucionários pensaram no dia 14, depois dia 15, depois 19, e por fim fixaram o dia 25.
Resposta. O líder da revolta, João Cândido (conhecido como o Almirante Negro), redigiu a carta reivindicando o fim dos castigos físicos, melhorias na alimentação e anistia para todos que participaram da revolta.
Eles reivindicavam o fim dos castigos físicos (Eles apanhavam com chibatas, chicotes), melhorias na alimentação e anistia (perdão) para todos que participaram da revolta.
22 de novembro de 1910 – 26 de novembro de 1910
Revolta da Vacina - Oswaldo Cruz e Pereira Passos tentam sanear Rio. Durante o mês de novembro de 1904, o Rio de Janeiro, então capital federal, foi palco de uma das maiores revoltas urbanas ocorridas no país: a Revolta da Vacina. Milhares de habitantes tomaram as ruas da cidade em violentos conflitos com a polícia.
Jenner desenvolveu a vacina a partir de outra doença, a cowpox (tipo de varíola que acometia as vacas), pois percebeu que as pessoas que ordenhavam as vacas adquiriam imunidade à varíola humana.