crossorigin="anonymous">
Para fazer a defumação, coloque a erva em um pratinho ou em uma cumbuca de ferro ou barro. Acenda, espere a brasa apagar e assopre a fumaça pelos cômodos. Já para confeccionar bastões, os incensos naturais, é indicado enrolar as ervas escolhidas ainda frescas, amarrando-as com barbante ou outra linha de tecido natural.
Para criar um defumador, você precisará de uma fornalha, cercado por 4 toras, independentemente do tipo de madeira. O defumador, se estiver perto de aldeões que não têm comércio, pode permitir que se tornem açougueiros.
Salmoura
Defumador de tambor - aprenda a fazer ...
A defumação ou fumagem é o processo de expor alguns tipos de alimentos à fumaça proveniente da queima de partes de plantas, com o objetivo de os conservar e modificar o seu sabor. ... A carne defumada a frio é mais saborosa, no entanto, tem menor vida de prateleira, tal como para o pescado.
8 a 12 horas
Separe um funil e encha as tripas com a mistura. Deve-se evitar de deixar ar dentro das tripas; Amarre as extremidades com um barbante para lacrar os salames. Deixe descansar em um lugar fresco e escuro por 24 hs; Após, deve ser defumado por no mínimo 12 hs em temperatura aproximada de 30º a 35º.
O ideal é que a temperatura se mantenha a 70 °C; pendure as linguiças no defumador e feche a tampa adequadamente; retire-as cerca de 2 horas depois e estará pronta.
30 horas
Confira os 5 passos de como preparar a carne suína para defumação:
Forre a panela com papel alumínio e sobre ele coloque a serragem específica para de isso. Na peneira ou grelha coloque o alimento a ser defumado. Tampe (se não tiver tampa, abafe com alumínio) e leve ao fogo. A fumaça vai subir e envolver o alimento.
Bom com frango, carne de porco e boi e para legumes também. Alguns adictos dizem que a madeira de cerejeira é a melhor madeira para defumar. CARVALHO – De sabor mais intenso que cereja e maçã, mas sem ser avassalador. Madeira muito versátil, seu uso é adequado para todos os tipos de alimentos.
Em geral as árvores frutíferas são boas para a defumação, como cerejeira, jabuticabeira, macieira, pessegueiro, laranjeira e goiabeira, mas qualquer madeira dura e livre de resina e produtos químicos pode ser utilizada para defumar alimentos.
Em geral as árvores frutíferas são boas para a defumação, como laranjeira, macieira, entre outras. ... Evite defumar alimentos com cipreste, olmo, eucalipto, âmbar líquido, pinho, pau-brasil, abeto e plátano. Essas árvores são ricas em resina e óleos que causam uma fumaça espessa quando acesas e podem fazer mal à saúde.
Quais madeiras são as mais indicadas? A lenha de videiro, carvalho, nogueira, são exemplos ótimos de madeira validados por especialistas da defumação, capazes de proporcionar um aroma defumado de alta qualidade. Cada tipo irá gerar um sabor determinado, que vai desde os suaves até os mais marcantes.
Fique atento para não deixar o fogo morrer. Assim, a cada duas horas, adicione mais lenha para mantê-lo aceso e defumando a carne. Retire a carne, remova o papel-alumínio e corte em fatias finas. Sirva e bom apetite!
Assim como no caso do carvão, dê preferência a lenha de eucalipto, pelos mesmos motivos do carvão de mesmo material. Outro tipo de lenha boa é a de pinus, que deixa o sabor de defumado mais forte, o que pode se tornar enjoativo com o tempo.
Para usar o Wood Chips com papel alumínio é só colocar as lascas no centro do papel e ir dobrando as beiradas até formar uma cesta, depois é só colocar na brasa. Sem desculpas para não experimentar uma carne defumada e com um sabor diferenciado!
Lenhas de alta densidade (carvalho, sobreiro, eucalipto, azinho) produzem mais calor e rendem mais – mas são mais trabalhosas de acender. As de baixa densidade (castanheira, choupo, pinheiro, abeto) possuem acendimento mais rápido, mas consomem com mais facilidade e dão mais trabalho na hora de limpar a chaminé.
No caso da lenha ou do carvão, acenda a churrasqueira com uma hora de antecedência. 3. No fogo de chão, o cuidado deve ser dobrado: proteja-se do vento forte, que consome o combustível, e certifique-se de que ele está a favor da carne.
Lembre-se sempre de que a lenha leva mais tempo que o carvão para formar a brasa e, se em um churrasco para 15 convidados que você usaria 1 saco de 5 kg de carvão, na lenha você irá precisar de pelo menos 3 vezes mais, ou seja, 15 kg.
Carvão vegetal, o melhor Carvão vegetal, é, sem dúvida, o melhor para um churrasco. Este carvão é produzido pela queima da madeira a cerca de 500 graus celsius, na ausência de ar.