Primeiramente deve-se observer a cabeça do paciente, depois o pescoço, tórax, abdôme e por fim a genitália; seguindo assim o sentido céfalo-podálico (da cabeça para os pés). Enquanto examina a cabeça, o profissional deve se atentar em detalhes na parte superior da cabeça, no nariz, na boca, nos olhos e nas orelhas.
A avaliação do sistema musculoesquelético requer uma anamnese objetiva, conhecimento de anatomia funcional, patologia, mecanismos de lesão e aplicação precisa das técnicas de exame: inspeção e palpação.
O sistema locomotor, ou sistema esquelético, sustenta e protege os órgãos internos, armazena minerais e íons e produz células sanguíneas. É constituído pelos ossos do esqueleto, músculos, cartilagens, tendões, ligamentos, articulações e outros tecidos conjuntivos que suportam e ligam tecidos e órgãos.
O músculo estriado esquelético constitui grande parte da massa muscular do corpo humano. As suas extremidades costumam ser afiadas e terminam em cordões fibrosos de tecido conjuntivo denso modelado, os tendões. Esse músculo possui contração voluntária e vigorosa.
Os animais já nascem com o aparelho locomotor adaptado para o meio ambiente em que vão viver, ao contrário do ser humano, que não nasce com o aparelho locomotor desenvolvido para viver em qualquer ambiente.
O ser humano nasce com o aparelho locomotor adaptado para o meio ambiente em que vai viver, ao contrário dos outros animais, que não nascem prontos para viver em qualquer ambiente. ... Não existe nenhuma diferença com o aparelho locomotor, pois tanto o ser humano como os animais já estão prontos ao nascimento.