Napoleão abandonou os seus homens e voltou para Paris para assegurar sua posição como Imperador e preparar a resistência aos avanços dos russos. A campanha russa, iniciada no dia 24 de junho de 1812, terminou com o gosto da derrota no dia 14 de dezembro seguinte, quando as últimas tropas francesas deixaram a Rússia.
A tática utilizada pelos russos após a invasão dos franceses foi a “tática da terra arrasada”. Essa tática consiste em realizar recuos propositais para impedir que haja confronto com os invasores e destruir tudo que possa ser utilizado pelos invasores, como abrigos e alimentos.
Resposta. O grande erro de Napoleão Bonaparte foi ter invadido a Rússia durante o inverno. O inverno russo é bastante rigoroso com temperaturas que podem chegar até -67ºC, além do uso da técnica da terra arrasada pelos russos que dificultou ainda mais a invasão francesa.
Por duas vezes, general francês hesitou em atacar e acabou derrotado em confronto decisivo. A derrota que sepultou sua carreira de conquistador de territórios ocorreu na Batalha de Waterloo, travada em 18 de junho de 1815 nas imediações da cidade de Waterloo, na Bélgica.
No dia 7 de setembro, às 6 horas da manhã, Napoleão deu início ao ataque com seus 135 mil homens e 587 canhões. O sangue jorrou até depois do pôr-do-sol. Foram cerca de 16 horas de confronto ininterrupto, transformando Borodino na maior batalha de um dia das Guerras Napoleônicas.
Sabemos que após a derrota na Batalha de Waterloo, em 1815, ele foi exilado na ilha de Santa Helena, onde morreu seis anos após, mas de quê oficialmente?
15 de agosto de 1769, Ajaccio, França
O código civil napoleônico foi muito importante, pois foi o responsável por difundir os ideais revolucionários para toda a Europa e América, principalmente os princípios iluministas, abalando a Europa e influenciando a independência da América Espanhola.
O governo do consulado era republicano e controlado por militares, onde três cônsules chefiavam o poder executivo (Napoleão, Roger Ducos e Sieyés), mas como Napoleão foi eleito primeiro-cônsul da república era ele quem realmente governava.