crossorigin="anonymous">
A forma correta de escrita da palavra é contrarregra. A palavra contra-regra está errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009.
Contra-acusação - Dicio, Dicionário Online de Português.
O prefixo contra-, após a reforma ortográfica, passou a ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "a" ou "h". Caso o segundo elemento inicie com a consoante "s" ou "r", é necessário dobrá-la, sem usar hífen. Nos demais casos, não devemos usar o hífen. Acompanhe os exemplos.
1) Pelas regras do Acordo Ortográfico de 2008, como normalmente ocorre com os prefixos terminados por vogal, apenas se emprega o hífen com o prefixo contra em dois casos: a) quando o segundo elemento começa por h (contra-habitual, contra-harmonia, contra-haste, contra-homônimo); b) quando o elemento seguinte se inicia ...
Expressão que referencia atitudes contrárias as demais existentes. Alberto é sempre do contra. Carlos nunca concorda com nada, ele é do contra.
advérbio De maneira contrária; no sentido oposto; contrariamente, desfavoravelmente: todos votaram contra. substantivo masculino O que impede ou atrapalha; coisa adversa; obstáculo, inconveniência: os prós e os contras. expressão Ser do contra.
Prefixos de oposição são aqueles que transformam o significado original de alguns radicais no seu sentido oposto. Algumas vezes a palavra não existe sem o prefixo. É o caso de "desmiolado", por exemplo, pois neste caso não existe a palavra "miolado". contra — significa "em oposição a".
Significado de Pró prefixo Expressa a ideia de algo favorável; em favor de: pró-vida. Expressa a ideia de no lugar de, ao invés: pró-presidente. Etimologia (origem da palavra pró). Do latim pro, "em favor de, acima, sobre, diante de".
Nos exemplos apresentados, o prefixo a- não tem origem grega e, por conseguinte, não significa negação, nem neutralização de uma propriedade (como acontece com amoral ou assexuado). Como se diz em resposta anterior, a- é também a forma de um prefixo de origem latina (ad-).
Prefixo e Sufixo são morfemas que se juntam às palavras a fim de formar novas palavras. ... Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos: antipatia (anti = prefixo)
Prefixo – Exemplos
Prefixos. O prefixo é um tipo de morfema e afixo que forma uma palavra através de um determinado radical. Ele é adicionado na frente do radical, formando uma nova palavra que pode ter um significado diferente, mas continua mantendo a mesma classe gramatical.
Em gramática, sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um morfema ou palavra. Opõe-se a prefixo. ... O Sufixo é a parte que vem depois do radical. Por exemplo: se adicionamos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada pedreiro.
Sufixos
Os morfemas são unidades ou elementos de significação que formam as palavras, bem como alteram o seu significado. Também podem ser chamados de elementos mórficos. Exemplos: nascer, renascer, nascido, nascimento, nasciturno.
O prefixo e o sufixo são morfemas da língua portuguesa, também chamadas de afixos, que são usados com radicais de palavras para formar uma nova palavra que passa a ter um novo significado. ... O prefixo deve ser colocado na frente do radical e o sufixo deve ser colocado no final do radical.
Prefixo e Sufixo são morfemas que se juntam às palavras a fim de formar novas palavras. ... O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo.
Morfemas são as menores unidades de significação que formam as palavras e são classificados em desinência, raiz, radical, afixo, tema e vogal temática. ... O morfema é considerado a menor partícula de significação das palavras e pode ser classificado em seis tipos: Desinência, Raiz, Radical, Afixo, Tema e Vogal Temática.
Os morfemas podem ser classificados em dois grupos: morfemas gramaticais e morfemas lexicais. Os morfemas gramaticais são aqueles que possuem um significado interno à sua estrutura, gramatical. Exemplo: -s é o morfema gramatical que, na língua portuguesa, traduz a noção de plural.
Morfema é a unidade mínima dotada de significado que integra o vocábulo. Essas estruturas são partes constituintes do campo gramatical e lexical das palavras.
Desinências são partículas localizadas no final das palavras para indicar as flexões de gênero e de número dos nomes e as flexões de número, pessoa, tempo e modo dos verbos.
Os elementos que contêm o significado básico da palavra chamam-se morfemas lexicais, e os que indicam a flexão das palavras, ou seja, as variações para indicar gênero, número, pessoa, modo, tempo recebem o nome de morfemas gramaticais.
Morfemas quanto ao significado: Morfemas lexicais: são portadores de significação básica do vocábulo. ... Morfemas gramaticais derivacionais: são os prefixos e sufixos, que formam novas palavras. Morfemas gramaticais flexionais: refere-se ao tempo, modo ,número, pessoa nos verbos, gênero e número nos nomes.
Morfema lexical , Ling : elemento invariável, que é responsável pela base do significado. A significação do morfema lexical diz respeito aos fatos do mundo extralinguístico; radical.
Uma palavra é formada por unidades mínimas que possuem significado. A essas chamamos de elementos mórficos ou morfemas. ... Os morfemas que constituem as palavras são os seguintes: radical, desinência, vogal temática, afixos, vogais e consoantes de ligação.