Qual o valor da constante de tempo de um circuito que possui um resistor de 1kΩ associado em série com um capacitor de 1000μF? Resolução: τ = R x C = 1000Ω x 1000 x 10-6F = 1 segundo. Assim, este capacitor levará 1 segundo para que usa carga acumulada atinja 63% do valor da tensão da fonte.
A constante de tempo de um circuito RC é o intervalo de tempo necessário tanto para a carga do capacitor via resistor R até 63,2% da carga total como para a descarga até 37,8¨% da carga, conforme mostra a figura.
Finalmente, um capacitor real possui entre as placas um isolante com resistência elétrica grande mas não infinita e, portanto um capacitor REAL pode ser tratado com um capacitor IDEAL associado em paralelo com um resistor (cuja resistência elétrica é a resistência do isolante entre as placas).
A função mais básica do capacitor é a de armazenar cargas elétricas em seu interior. Durante as descargas, os capacitores podem fornecer grandes quantidades de carga elétrica para um circuito. Os capacitores levam um pequeno tempo para serem carregados completamente, entretanto, sua descarga geralmente é rápida.
O capacitor basicamente tem como principal característica adiantar a corrente em relação à tensão no motor, afinal de contas, ele precisa carregar todas suas placas para que haja tensão. ... Guarde isso na sua cabeça agora, a corrente é adiantada em 90° em relação a primeira bobina do motor.
A tensão marcada num capacitor é a tensão máxima de trabalho, ou seja, a tensão máxima que ele suporta entre suas armaduras sem queimar. Podemos sempre usar um capacitor de mesmo valor e tensão maior que a especificada, sem problemas.
Os capacitores eletrolíticos de alumínio SMD usam três símbolos no seu código de identificação, sendo dois números para a capacitância e uma letra para a tensão de trabalho. A letra pode ser intercalada ao número, substituindo a vírgula decimal. Por exemplo, F33 indica um capacitor de 33 uF x 25 V.