Sintomas de demência variam, dependendo da causa, mas os mais comuns incluem:
Sintomas gerais de demência
Entretanto, a Doença de Alzheimer (DA) é marcada pelo distúrbio cognitivo relacionado à memória, principalmente a memória episódica. Enquanto que a demência vascular tem maior comprometimento da função executiva e tendem a ter melhor aprendizado verbal e recordação.
Não há um teste diagnóstico definitivo para a doença de Alzheimer. A doença só pode ser realmente diagnosticada por exame do tecido cerebral obtido por biópsia ou na autópsia após a morte.
Em média, uma pessoa vive 8 a 10 anos após receber o diagnóstico, porém, pode viver até 20 anos, dependendo de outros fatores. As mudanças cerebrais relacionadas à doença iniciam anos antes da manifestação dos primeiros sintomas.
De acordo com a manifestação dos sintomas, as fases da doença de Alzheimer são divididas em: leve, moderada e grave. Os sintomas da doença pioram progressivamente, podendo haver períodos maiores ou menores de estabilidade do quadro clínico do paciente.
A Doença de Alzheimer é caracterizada pela piora progressiva dos sintomas. Entretanto, muitos pacientes podem apresentar períodos de maior estabilidade. A evolução dos sintomas da Doença de Alzheimer pode ser dividida em três fases: leve, moderada e grave *.
Tipos de demência
A distinção existe porque, ainda que o CLL possa se configurar como o estágio inicial de Alzheimer ou de outros tipos de demência, também pode ser deflagrado por outras causas, como problemas de sono, depressão, ansiedade, problemas hormonais ou metabólicos.
Exames de imagem que auxiliam no diagnóstico de Alzheimer O primeiro é a Tomografia Computadorizada, que permite tirar raios-x de diferentes ângulos, resultando em uma imagem tridimensional do cérebro. Com a tomografia, pode-se excluir a possibilidade de tumor, AVC, hemorragia, dentre outras causas de demência.
Praticar atividade física, comer de forma equilibrada e manter a mente sempre funcionando são medidas capazes de afastar (ou pelo menos retardar) as chamadas demências, grupo de doenças que inclui o Alzheimer e o Parkinson.