Na análise morfológica, as palavras são analisadas e classificadas nas dez classes de palavras ou classes gramaticais existentes: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.
Conheça as características da análise sintática e morfológica. Na Língua Portuguesa, as palavras podem ser analisadas isoladamente ou dentro da oração. A análise que considera somente a palavra é chamada de análise morfológica, e a que analisa a palavra relacionada a outras dentro da oração é a sintática.
Como fazer a análise sintática Antes de fazer a classificação dos termos de uma oração, deve-se observar se ela é verbal ou nominal, pois a análise sintática é feita apenas em frases verbais. Tendo certeza de que trata-se de uma frase verbal, deve-se iniciar o raciocínio lógico pelo período simples.
Estuda a função e a ligação dos termos da oração. Esses termos são: sujeito, predicado, complemento verbal, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto. Exemplo: Utilizamos água sem desperdício.
O ponto (.) É utilizado para sinalizar o término de orações declarativas. O ponto que marca o final do texto é chamado de ponto final. Separa partes de períodos que já apresentam divisões assinaladas por vírgulas 1, além de separar os itens de enunciados enumerativos2 e orações coordenadas extensas3.