No momento que a lesão ocorre, ela pode apresentar os seguintes sinais e sintomas:
A lesão no LCA geralmente acontece devido a uma torção do joelho com o pé fixo no chão, o que pode acontecer durante um jogo de futebol ou em um movimento comum do dia a dia. Após a ruptura desse ligamento, o joelho pode ficar instável, com uma sensação de “falseio”, principalmente nos movimentos de mudança de direção.
No momento da lesão do ligamento cruzado anterior, o paciente geralmente consegue ouvir um estalido (barulho) no joelho, que é seguido de dor intensa, podendo ou não ocorrer inchaço algumas horas após o evento traumático.
A rotura total do ligamento cruzado anterior (ou rotura completa) ocorre quando todas as fibras do LCA são lesadas, provocando instabilidade no joelho.
O Ligamento Cruzado Anterior pode se romper durante movimentos de torção em que a pessoa fica com o pé travado no chão e gira o corpo sobre o joelho. Com a lesão, a tendência é o paciente sentir o joelho solto, instável.
Prezado paciente, Não é recomendável a prática do futebol diante da lesão do ligamento cruzado anterior, em virtude da instabilidade que a sua ausência provoca, bem como pela possibilidade real de lesão de outras estruturas nobres da articulação, como a cartilagem e os meniscos.
Após 30-40 minutos já está de volta na sala de recuperação, e recebe alta hospitalar no mesmo dia. Após este período de recuperação o paciente pode voltar a praticar atividade física, jogar futebol, correr. Pode ter nova dor, pois na cirurgia é retirado um pedaço do menisco e não se coloca nada no lugar.
Atualmente, o auto-enxerto do terço central do ligamento da patela e dos tendões flexores são os tipos de enxerto mais freqüentemente usados para a reconstrução do LCA, mas poucas comparações diretas de resultados foram publicadas.