França
Em 1871, após o fim da Guerra Franco-Prussiana, a Alsácia e a maior parte da Lorena, que faziam parte da França antes da guerra, foram anexadas ao recém-formado Império Alemão. ... O Tratado de Versalhes, de 1919, forçou a Alemanha a ceder a Alsácia e a Lorena para a França.
Resposta. Pois foi uma região tomada da França pela Alemanha na primeira guerra mundial e que com o fim da guerra teve que ser devolvida à França em obediência ao tratado de Versalhes, e isso fez crescer o sentimento de revanchismo dado que esse tratado humilhou a Alemanha, perdedora nessa guerra.
Além disso, pelo Tratado de Frankfurt, a França teve que ceder ao Reich os territórios da Alsácia e Lorena, ricos em carvão e minérios, além de pagar pesadas indenizações e reconhecer o Império Alemão.
B) quais atrativos possuía a Alsácia e Lorena que justificassem as disputas por seus territórios ? Alsácia e Lorena eram territórios com grande potencial econômico apresentando ricas reservas de minérios de ferro e de carvão.
O assim chamado “Revanchismo Francês” foi a postura adotada pela França durante o período imediatamente anterior à Primeira Guerra Mundial, causado por uma série de fatores, principalmente externos, que acenderam no povo francês um desejo de vingança e revanche, principalmente contra a vizinha e recém unificada ...
Logo nasceu na França a ideia de vingança, de revanche (o revanchismo francês), com o objetivo de recuperar a Alsácia-Lorena e vingar a derrota na guerra.
Verificado por especialistas A Primeira Guerra mundial, um fato histórico que ocorreu entre 1914 e 1918, foi o resultado de tensões herdadas do século XIX, como a revolução industrial que gerou uma grande rivalidade comercial e dividiu a Europa.
O Reino Unido era um dos países que, ao lado da França e da Rússia, haviam se comprometido a proteger a inviolabilidade das fronteiras belgas. Em 2 de agosto de 1914, quando tropas alemãs invadiram a cidade belga de Liège, o rei da Bélgica pediu ajuda a esses países.
Corrida armamentista e paz armada A disputa entre os países não ficou apenas no setor econômico. ... Isso culminou em um fenômeno conhecido como “paz armada”, que durou de 1871 até o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914.
O Imperialismo O caráter expansionista e dominador de algumas potências europeias no final do século XIX deu início a uma política que foi denominada de “Imperialismo”, pela qual uma potência dominava, subjugava e controlava uma área específica de interesse, seja onde estivesse.
Resposta. A necessidade de expansão burguesa favoreceu as Grandes Navegações, que tinham intuito claramente econômico, baseado no Mercantilismo. ... Portugal, por sua vez, demorou a encontrar metais preciosos no Brasil (só em 1698), e o crescimento econômico era baseado no plantation do açúcar.
Principais Conflitos na Europa (Iralanda (Foi dividida entre Irlanda e…
Na Ásia, o principal ponto de conflito está localizado no Oriente Médio, mais precisamente no confronto entre árabes e israelenses. Os conflitos entre Israel e Palestina nasceram em tempos remotos, pois se enraízam nos ancestrais confrontos entre árabes e israelenses. ...
Páginas na categoria "Guerras atuais"
Nesses termos, pode se referir à: Primeira Guerra Mundial (1914-1918) Segunda Guerra Mundial (1939-1945) Terceira Guerra Mundial (hipotética e futura ou a Guerra Fria)
Guerras, menos de 10 000 mortes reportadas por ano. Pequenos conflitos, menos de 1 000 mortes reportadas por ano....Conflitos menores (100-999 mortes nos últimos anos)