As principais instituições de ensino superior que oferecem o curso de Gerontologia, com reconhecimento do MEC, são:
Voltada para aqueles que já possuem graduação em medicina, psicologia, enfermagem, gerontologia, terapia ocupacional, serviço social ou em outra área relacionada, a pós-graduação em Gerontologia aborda o idoso num contexto global, levando em consideração todos os aspectos ligados ao seu envelhecimento.
4 anos
Diferentemente da geriatria, que trabalha com a prevenção e o tratamento de doenças, a gerontologia estuda o processo de envelhecimento, buscando melhorar a qualidade de vida dos idosos. “Essa é uma profissão que não envolve apenas a área da saúde./span>
O bacharel em gerontologia vai trabalhar em gestão, auxiliando na viabilização de projetos, prestando consultoria e ajudando na organização de instituições que trabalham com pessoas idosas”, explica Maria Angélica Sanchez, especialista em gerontologia que atua na Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG)./span>
Já ao tecnólogo em gerontologia cabe desenvolver pesquisas na área de envelhecimento humano; participar como técnico de nível superior em grupos de saúde, sanitarismo, nutrição e fisioterapia; integrar equipes profissionais no âmbito da indústria farmacêutica e cosmética; entre outras funções./span>
O QUE É GERONTOLOGIA? É o estudo do envelhecimento nos aspectos – biológicos, psicológicos, sociais e outros. Os profissionais da Gerontologia têm formação diversificada, interagem entre si e com os geriatras.
O especialista em Gerontologia atua na prevenção de doenças, propõe ações de prevenção aos problemas que mais impactam os idosos e orienta a criação de condições adequadas para um envelhecimento com qualidade.
O geriatra é o médico responsável por cuidar e tratar da saúde dos idosos. Assim, se dedica ao idoso de uma forma geral, tratando das mudanças e problemas que surgem com o envelhecimento.
Geriatra
É uma ciência médico-social. Em linhas gerais, a Gerontologia trata do processo do envelhecimento, enquanto a Geriatria se limita ao estudo das doenças da velhice e seu tratamento.
Medicina geriátrica ou geriatria é o ramo da medicina que foca o estudo, a prevenção e o tratamento de doenças e da incapacidade em idades avançadas. O termo deve ser distinto de gerontologia, que é o estudo do envelhecimento em si.
Principais causas Assim, algumas das situações em que há aumento da quantidade de radicais livres e que estão diretamente relacionados com o envelhecimento precoce são exposição solar em excesso sem proteção, poluição, hábito de fumar, sedentarismo, estresse e má alimentação.
O envelhecimento é um processo natural do corpo humano e de todos os outros seres vivos....
Fumar, exagerar no álcool, entre outros hábitos perigosos estão fazendo o pessoal envelhecer muito antes do tempo e é preciso ficar esperto. Muita gente, principalmente os mais jovens, quer viver intensamente, 'aproveitar' a noite, sem medir as consequências desses atos.
10 alimentos que previnem o envelhecimento
Veja a seguir os top 10 alimentos que combatem as rugas e saiba como usá-los.