crossorigin="anonymous">
O cabelo ruivo é dominante sobre cabelos loiros, então mesmo que ambos os pais sejam loiros, se há algum gene recessivo de cabelos vermelhos na linhagem, há uma boa possibilidade de seu bebê ser ruivo.
Os ruivos naturais representam entre 1% e 2% da população mundial (de 70 milhões a 140 milhões de pessoas), mas nascer com essas características não é coincidência, muito menos uma mistura entre cabelos escuros e loiros. Trata-se de uma mutação genética promovida por um gene recessivo.
Pessoas ruivas são aquelas cujos cabelos e demais pelos no corpo possuem cor avermelhada ou alaranjada (só os cabelos ruivos já basta para definir uma pessoa como sendo ruiva). Uma pessoa se torna ruiva devido a uma mutação no gene MC1R do cromossomo 16.
O ruivo acobreado claro é um tom próximo ao loiro e bastante iluminado. Para chegar a esse tom, indicamos algumas tintas. Vale lembrar que esse tipo de ruivo pode abrir muito rápido, por isso, é importante tomar cuidado. Misture uma das tintas com água oxigenada número 30 e tenha o efeito que você deseja.
Dicas caseiras para ter cabelos ruivos
A boa notícia é que os cabelos naturalmente mais escuros também podem ficar vermelhos com tonalizante, mas é importante lembrar que o produto não clareia os fios. Ou seja, se você tem os cabelos castanhos médios ou escuros, o vinho marsala e ruivos mais fechados são possíveis.
6 melhores tonalizantes ruivos para manter a cor em dia
E antes de retocar... Independentemente da cor. A tinta é química, então, automaticamente já dá uma ressecada nos fios. Se você vai fazer um loiro, vai ressecar muito mais do que qualquer outro tom. Mas todos precisam de hidratação", evidencia Brian.