O Que Faz O Apndice Inflamar?

O que faz o apndice inflamar

A apendicite é normalmente causada por um entupimento do apêndice, devido ao acúmulo de fezes, aumento da produção de muco ou presença de vermes intestinais, por exemplo, levando a uma inflamação ou infecção do apêndice, e o surgimento de sintomas como dor no lado direito e embaixo do abdômen, febre baixa, vômito, diarreia e enjoos.

A apendicite aguda é uma inflamação do apêndice, um pequeno órgão situado na extremidade do cólon (intestino grosso), que se localiza no lado inferior direito do abdómen e que quando retirado, não provoca consequências ao nível do funcionamento dos restantes órgãos.

Diagnóstico da apendicite

O diagnóstico da apendicite é feito por meio de exame clínico, em que o médico avalia os sintomas descritos pelo paciente e faz a palpação do abdômen, além de exames laboratoriais e de imagem, como a ultrassonografia de abdômen, que permite visualizar o apêndice e sinais de inflamação. Veja como identificar a apendicite.

O apêndice é uma parte do intestino grosso, localizado do lado inferior à direita do abdômen, e tem um formato semelhante ao dedo de uma luva. Qualquer obstrução no apêndice, como acúmulo de fezes em seu interior, inchaço nos gânglios linfáticos no intestino próximo ao apêndice, ou presença de vermes, podem favorecer o crescimento de bactérias, levando a inflamação do apêndice.

Uma forma de tentar descobrir se pode ser apendicite consiste em deitar de barriga para cima e pressionar com uma mão a parte inferior da barriga do lado direito. Depois, deve-se aliviar rapidamente a pressão e, caso a dor seja mais intensa, pode ser um indicativo de apendicite. Veja como saber se é apendicite.

Como é feito o tratamento

Como é feito o tratamento

O tratamento da apendicite normalmente é feito com a cirurgia para retirar o apêndice, conhecida como apendicectomia, e a pessoa pode precisar ficar internada depois do tratamento por 1 a 2 dias, para avaliar o funcionamento do intestino e prevenir complicações, como sangramento ou infecção. Saiba como é feita a cirurgia de apendicite e a recuperação.

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Além disso, acredita-se que a obstrução do apêndice também possa acontecer devido à vermes e, algumas vezes, problemas mais graves como tumores intestinais, por exemplo. Conheça outras causas de apendicite.

Como confirmar o diagnóstico

A apendicite aguda é, geralmente, considerada uma urgência que requer cirurgia quase imediata. Contudo existem algumas opções terapêuticas complementares que o médico especialista pode adotar antes e/ou depois da apendicectomia (cirurgia de remoção do apêndice):

Atualmente não existe um consenso sobre a função do apêndice no corpo. Enquanto muitos especialistas acreditam que pode ajudar no fortalecimento do sistema imune ou até ajudar no processo digestivo, outros defendem que é apenas um restício da evolução humana.

É importante buscar ajuda médica nos primeiros sintomas de apendicite, para evitar complicações, como ruptura do apêndice e infecção na cavidade abdominal. Saiba identificar todos os sintomas de apendicite.

A apendicite tem cura?

A apendicite tem cura?

Estas células vão se acumulando no apêndice após o nascimento até a idade adulta, por volta dos 20 ou 30 anos, ajudando na maturação de outras células do sistema imune e na formação de anticorpos do tipo IgA, que são muito importantes para eliminar vírus e bactérias de mucosas como os olhos, boca e órgãos genitais, por exemplo.

Desta forma, é importante que a grávida ao sentir dor intensa e contínua do lado direito do abdômen procure o hospital para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. Confira os sintomas da apendicite na gravidez.

Como referido anteriormente, a apendicite pode provocar complicações graves quando não tratada imediatamente. No entanto, quando diagnosticada e tratada atempadamente, o prognóstico é bastante favorável.

O que é a apendicite aguda?

A dor da apendicite inicialmente pode surgir em torno do umbigo e, algumas vezes, afetar a barriga toda. No entanto, em cerca de 12 a 48 horas a dor tende a mudar para a parte inferior e do lado direito do abdome, além de piorar ao apertar a barriga ou tossir, por exemplo. Entenda melhor como é a dor de apendicite.

O internamento dura cerca de 1 a 2 dias, a recuperação geralmente ocorre por volta dos 15 dias após a cirurgia, podendo chegar aos 30 dias em caso de apendicectomia tradicional e o retorno às atividades físicas depois de 3 meses.

Tratamento da apendicite

A apendicite aguda é a forma mais frequente da doença e causa uma inflamação dolorosa que requer tratamento imediato, de modo a evitar complicações graves dentro da cavidade abdominal. (Ver mais informação em “complicações da apendicite”).

A dor da apendicite é normalmente localizada no lado direito do abdômen e/ou em volta do umbigo, iniciando-se de repente, dentro de 24 horas do início da inflamação no apêndice, podendo estar acompanhada de outros sintomas como náuseas, vômitos, perda do apetite ou febre, por exemplo.

Complicações da apendicite

É cada vez mais frequente ser feita através de pequenas incisões abdominais (por via laparoscópica). Durante uma apendicectomia laparoscópica, são inseridas ferramentas cirúrgicas especiais e uma câmara de vídeo no abdómen para remover o apêndice.

Ao longo do tempo, a dieta dos humanos foi se alterando e contendo outros alimentos mais fáceis de serem digeridos no estômago e, por isso, o apêndice foi deixando de ser necessário e acabou ficando menor e se transformando em apenas um órgão vestigial sem uma função específica.

Tratamentos para apendicite

Tratamentos para apendicite

O apêndice é uma pequena bolsa, em forma de tubo e com cerca de 10 cm, que está ligada à primeira parte do intestino grosso, próximo ao local onde o intestino delgado e grosso se ligam. Dessa forma, a sua posição geralmente é sob a região inferior direita da barriga.

Embora a dor do lado direito e embaixo seja característica da apendicite, essa dor também pode acontecer em outras situações, como por exemplo doença de Crohn, inflamação do intestinal, cisto no ovário direito ou hérnia inguinal. Confira outras causas de dor no lado direito do abdômen.

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

O que pode acontecer se a apendicite estourar?

Quando o apêndice rompe pode acontecer uma infecção generalizada no abdômen a qual é dada o nome de peritonite. Esse quadro pode evoluir para uma infecção generalizada (SEPSE) provocando a falência múltiplas dos órgãos. realizar a cirurgia o quanto antes.

Como reconhecer uma apendicite?

Apendicite é uma inflamação aguda do apêndice vermiforme, classicamente resultando em dor abdominal, anorexia e dor à palpação abdominal. O diagnóstico é clínico, frequentemente suplementado com TC ou ultrassonografia. O tratamento consiste na remoção cirúrgica do apêndice.

O que pode comer quando está com apendicite?

Os alimentos devem ser preparados grelhados, cozidos ou no vapor, sendo os mais recomentados:

  • Legumes bem cozidos e tipo purê, podendo consumir cenoura, abobrinha, berinjela e abóbora.
  • Pêra, maça ou pêssego sem casca, sem semente e cozido, de preferência;
  • Peixe, carne de peru ou frango sem pele;

Qual tipo de ultrassom para verificar o apêndice?

OBJETIVO: A apendicite aguda é a mais comum urgência cirúrgica abdominal. Na tentativa de aumentar a acurácia diagnóstica a ultra-sonografia abdominal tem sido observada como método sensível e específico. O presente estudo tem por objetivo avaliar a ultra-sonografia do abdome no diagnóstico de apendicite aguda.

O que fazer para não ter apendicite?

A prevenção. Como a apendicite é um problema associado ao funcionamento do intestino, uma dieta rica em fibras, com frutas e verduras, pode diminuir o tempo de trânsito intestinal das fezes, reduzindo o risco de estacionarem no apêndice. No entanto, ainda não se fala em medidas 100% eficazes visando à prevenção.

O que fazer para evitar problemas de diverticulite?

Por isso, a melhor forma de prevenir a diverticulite é comer alimentos ricos em fibras, beber bastante água e evitar produtos que contenham grande quantidade de gordura e açúcar. Mas caso o problema apareça, o tratamento é simples e feito com antibioticos, contanto que o diagnóstico seja feito rapidamente.

Qual tipo de ultrassom para detectar gravidez?

O ultrassom que detecta a gravidez é o ultrassom transvaginal. O exame deve ser feito a partir da sexta semana de gestação. Antes desse período, não é possível detectar nenhum sinal da gravidez, pois o saco gestacional ainda não está formado.

Como começa a dor da apendicite?

Os principais sintomas de apendicite são:

  • Dor ou desconforto abdominal sem localização;
  • Dor abdominal intensa no lado inferior direito;
  • Náuseas ou vômitos;
  • Perda de apetite;
  • Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º);
  • Mal estar geral;
  • Prisão de ventre ou diarreia;
  • Barriga inchada ou excesso de gases;

O que fazer para aliviar a dor de gases?

Algumas excelentes estratégias para eliminar os gases presos são:

  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.

Qual o melhor chá para gases?

Melhores chás para combater gases intestinais

  1. Chá de hortelã-pimenta. ...
  2. Chá de erva-doce. ...
  3. Chá de erva-cidreira.

Qual o melhor chá para desinchar a barriga?

6 chás diuréticos para inchaço e retenção de líquidos

  1. Chá de salsinha. O chá de salsinha é um dos remédios caseiros mais populares para ajudar na retenção de líquidos e, de fato, estudos feitos com esta planta em animais demonstraram que é capaz de aumentar a quantidade de urina produzida. ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cavalinha. ...
  4. Chá de hibisco. ...
  5. Chá de funcho. ...
  6. Chá verde.

O que é bom para gases intestinais caseiro?

7 melhores remédios caseiros para excesso de gases

  1. Chá de erva-doce. ...
  2. Chá de hortelã-pimenta. ...
  3. Chá de gengibre. ...
  4. Chá de erva-cidreira. ...
  5. Chá de camomila. ...
  6. Chá da raiz de angélica. ...
  7. Exercício para eliminar os gases.