Mas, do quê um palito de fósforo é composto? O seu corpo é formado de madeira de pinho, ou de papel ou papelão. A sua cabeça é uma combinação de compostos químicos, predominantemente, KClO3, clorato de potássio.
A superfície da caixa em que riscamos o palito possui característica áspera, semelhante a uma lixa, e é composta das seguintes substâncias: dextrina, fósforo vermelho, Sb2S3 (trissulfeto de antimônio). A ponta do palito, identificada pela cor vermelha, é composta por enxofre, um agente oxidante e cola.
15 mm de comprimento
Ao contrário de que muitas pessoas pensam, a ponta do palito (a parte vermelha) não contém fósforo nem pólvora. ... Já a parte áspera da caixa, semelhante a uma lixa, essa sim, é composta por fósforo (para produzir calor intenso), sulfeto de antimónio (Sb2S3), trióxido de ferro (Fe2O3), dextrina e goma-arábica (cola).
1669
Johann Wolfgang Döbereiner
Acredita-se que os chineses utilizavam "pauzinhos de fogo" por volta do ano 1000 AC. Porém, o elemento básico para fabricar fósforos foi descoberto acidentalmente em 1669 pelo alquimista alemão Henning Brandt.
1894-1983
Origem da Banana Split Seu inventor era um aprendiz de farmácia que na época, tinha 23 anos de idade e vivia na cidade de Latrobe, na Pennsylvania. O ano de criação da Banana Split é 1904 e o inventor se chamava David Strickle, que tinha o hábito de frequentar uma lanchonete próxima ao seu trabalho.
Um picolé ou gelado de água, é uma variedade de sorvete que consiste de um bloco doce congelado (que pode ser feito de suco de fruta ou outra bebida doce), geralmente na forma retangular ou cilíndrica, possuindo um palito que o atravessa verticalmente e com uma extensão livre, do bloco solidificado, em uma das suas ...
Foi na China de 4 000 anos atrás, quando uma sobremesa à base de leite e arroz foi congelada na neve. Rapidamente a delícia ganhou prestígio, mas apenas entre a nobreza, que podia dispor de leite (então uma mercadoria cara) e tinha como conservar a neve até o verão, valendo-se de câmaras frigoríficas subterrâneas.
Sorvete no Brasil A primeira sorveteria brasileira foi criada em 1835, quando um navio americano chegou ao Rio de Janeiro com toneladas de gelo. Dois comerciantes compraram o carregamento e passaram a vender sorvetes de frutas. Logo essa sobremesa se popularizou por aqui, ganhando o coração de muitos brasileiros.
Da China para o mundo. No século 13, o explorador Marco Polo, que esteve na China por um bom tempo, se apaixonou pela invenção oriental e a levou consigo para a Itália. Trezentos anos depois, o cozinheiro Bernardo Buontalenti reformulou a receita e criou um sorvete com mais cremosidade.
Os primeiros refrigeradores para uso doméstico foram criados na década de 1910. Como a humanidade conseguiu chegar até o século 20 sem geladeiras em casa?
Geladeira naquela época eram caixas de madeira com serragem, onde se colocava a barra de gelo para manter os alimentos resfriados. Então, era preciso produzir o gelo, o que era feito com água salgada, em barras grandes. “A mãe fazia muitos doces. Uma vez, borbulhou demais e misturou água salgada dentro do picolé.
Oliver Evans
A primeira geladeira elétrica surgiu em 1911. A Domelre (Domestic Electric Refrigerator) foi uma invenção da General Eletric, que depois passou a ser chamada de Kelvinator. Assim como a maioria das geladeiras modernas, ela era arrefecida por uma bomba de calor de duas fases.
As primeiras geladeiras surgiram em 1913. A Brastemp lançou em 1983 o sistema Frost Free que dispensa o degelo de aparelho.
Gorrie
Willis Carrier