O que diz a CLT sobre faltas e atrasos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O que a CLT diz sobre faltas e atrasos: 58 da CLT, estabelece que: Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários.
Como proceder com atrasos de funcionários?
O ideal é que os descontos não sejam feitos logo no primeiro atraso do colaborador. Então, os profissionais de Recursos Humanos precisam agir para entender a situação e o motivo que causou tal condição. Mesmo que seja algo frequente, o ideal é conversar, entender e reforçar os processos da empresa ao colaborador.
Quando o funcionário chega atrasado posso mandar voltar?
O empregado que chega atrasado não pode ser mandado para casa. ... Desta maneira, sendo o atraso inferior a cinco minutos ou não (podendo ser de horas), o empregado não pode ser mandado para casa como forma de punição. “Caso o trabalhador seja mandado de volta pra casa, ela pode procurar o sindicato e denunciar tal abuso.
Como funciona advertência por atraso?
A lei número 605/49 diz que as faltas injustificadas e os atrasos poderão ser descontados do salário do empregado. Mas nem todo o atraso é passível de advertência. Segundo o artigo 58 da CLT, não caberá punição nos casos em que o atraso não ultrapassar 5 minutos.
Quantas horas de atraso é considerado falta?
Segundo o artigo 58 da CLT, não caberá punição nos casos em que o atraso não ultrapassar 5 minutos. Durante a jornada diária de trabalho, o colaborador não pode ter mais do que 10 minutos de atraso.
Como justificar o atraso no trabalho?
Sendo honesto e confiável. Evite contar mentiras ou inventar desculpas. Inventar uma história para justificar o atraso pode ser bastante tentador, mas resista — o motivo do atraso não é tão importante quanto deixar claro que você fará tudo o que estiver ao seu alcance para evitar que o problema se repita.
Como justificar um atraso na entrega?
Não enrole, vá direto ao ponto, por exemplo: “Carlos, estou ligando para me desculpar sobre o atraso na entrega do seu pedido. Realmente espero que não tenha causado algum transtorno maior para o seu negócio.
Pode mandar embora por atraso?
É claro que um único atraso, ou um atraso uma vez ou outra, não caracteriza como situação para levar a demissão por justa causa. ... Ou seja, para que um empregado seja demitido por justa causa, por conta de atrasos no horário de trabalho, ele deve chegar várias vezes ao trabalho fora do seu horário contratual.
O que falar quando chegar atrasado?
Explique as circunstâncias que provocaram o atraso, falando de maneira aberta, direta e honesta — quanto mais elaborada a história, mais parecerá que você está mentindo. Não enfeite a história com detalhes desnecessários; em vez disso, simplesmente diga algo como "Desculpe, estou atrasado.
Qual o prazo para aplicar uma advertência por atraso?
Esta pode ser de 1 a 30 dias, mas recomendamos o máximo de 15 dias de suspensão para um funcionário. A suspensão deve ser documentada e assinada pelas partes envolvidas, também com duas testemunhas. Uma via deve ser arquivada e outra entregue ao funcionário.
Como é feito o desconto por atraso?
Cálculo de atraso: Para calcular as horas faltas/atrasos, multiplicamos o valor do salário hora pela quantidade de horas que iremos descontar: R$ 6,82 multiplicado por 2 horas = R$ 13,64.
Como funciona justa causa por faltas?
Quem deixa de comparecer ao trabalho também pode ser demitido e não receber todos os direitos trabalhistas. De maneira geral, isso ocorre quando o trabalhador não comparece ao ser 30 dias seguidos e sem dar nenhuma justificativa. Trata-se então de uma demissão por justa causa em razão de faltas.