Como pode ser observado, para se ter como fazer pesquisa quali-quantitativa é necessário se valer de dados numéricos (de um ou mais tipos) e, em seguida, efetuar a interpretação e análise desses dados.
As pesquisas quantitativa e qualitativa se definem a partir da abordagem do problema formulado, visando à checagem das causas atribuídas a ele. Na escolha do tema do trabalho a ser desenvolvido, sabe-se que seu foco de estudo, seu objeto de análise, partirá, necessariamente, de um problema.
A pesquisa com métodos mistos combina os métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos e tem por objetivo generalizar os resultados qualitativos, ou aprofundar a compreensão dos resultados quantitativos, ou corroborar os resultados (qualitativos ou quantitativos).
Creswell e Plano Clark (2011) definem métodos mistos como um procedimento de coleta, análise e combinação de técnicas quantitativas e qualitativas em um mesmo desenho de pesquisa. O pressuposto central que justifica a abordagem multimétodo é o de que a interação entre eles fornece melhores possibilidades analíticas.
Um estudo adquire mais credibilidade quando consegue combinar as abordagens quantitativas e qualitativas. Esse tipo de técnica recebe o nome de pesquisa quali-quantitativa, ou simplesmente quali-quanti. A principal diferença entre um estudo quanti e um quali está na ênfase.