A evolução ocorre quando estas diferenças hereditárias tornam-se mais comuns ou raras numa população, quer de maneira não-aleatória, através de seleção natural, ou aleatoriamente, através de deriva genética. ... Em contraste, a deriva genética produz mudanças aleatórias na frequência das características numa população.
A evolução dos seres vivos é junção das adaptações do ser vivo ao ambiente que vive e as diferenças herdadas. Os seres vivos tem semelhanças passadas de pai para filho; essa transmissão de características é chamada de hereditariedade.
Os mecanismos de evolução correspondem a violações das diferentes proposições de Hardy-Weinberg. São elas: mutação, acasalamentos não aleatórios, fluxo gênico, tamanho finito da população (deriva genética) e seleção natural.
A camuflagem é quando o animal se assemelha ao ambiente que o cerca, a fim de se esconder de predadores ou utilizado por predadores para capturar suas presas. Já o mimetismo ocorre quando uma espécie imita características de outra para confundir seus predadores ou presas.
Um animal que possui pelos terá uma camuflagem totalmente diferente de um animal que possui escamas. Alguns animais, como o urso polar e a coruja-do-ártico têm cores brancas para serem confundidos com a neve; enquanto que tubarões, golfinhos e outros animais do mar têm cor cinza, para se misturarem à cor da água.
tardígrado