Esta denominação se dá pelo fato destas células, mesmo estruturadas numa camada apenas, terem aparência de mais camadas em virtude da localização de seus núcleos. Da mesma maneira que o epitélio simples, todas suas células estão em contato com a lâmina basal, por isso o termo “pseudo” (falso).
O epitélio estratificado pavimentoso queratinizado é encontrado normalmente em superfícies secas, como a pele, as células da camada mais superficial não apresentam núcleo, contêm abundante quantidade de queratina, de modo a prevenir a perda de água e a penetração de agressões químicas e físicas.
Na pele o epitélio é chamado de pavimentoso estratificado queratinizado, ele recebe este nome pois durante a migração das células das camadas mais basais para a camada mais apical, elas perdem as suas organelas e seu citoplasma é preenchido por queratina.
A epiderme é a camada mais superficial da pele, em contato com o ambiente. Ela é formada por tecido epitelial estratificado pavimentoso e queratinizado. O seu nome deriva das palavras gregas epi, que significa acima e derme, que significa pele.
Além disso a pele é formada por três camadas bem definidas e distintas que são a epiderme, derme e hipoderme. Várias substâncias são capazes de atravessar a pele, as substâncias que possuem solubilidade em gordura possuem imensa facilidade de penetração. Essa ação que acontece na pele é chamada de absorção cutânea.
Os produtos de uso tópico conseguem atravessar as camadas da epiderme e alcançar os vasos sanguíneos da derme, por meio de duas vias disponíveis para a penetração de substâncias na pele, que são: a via transepidérmica e os anexos cutâneos.
As linhas de Langer ou de Clivagem são linhas “ imaginárias” que correspondem a orientação natural das fibras de colágeno da derme. Em geral elas se apresentam paralelamente às fibras dos nossos músculos e estão espalhadas por todo corpo, incluindo a face.
A derme é subdividida em duas camadas: a camada papilar em contato com a epiderme, formada por tecido conjuntivo frouxo, e a camada reticular, constituída por tecido conjuntivo denso não modelado, onde predominam as fibras colagenosas.
O sistema tegumentar é composto pela pele e anexos (glândulas, unhas, cabelos, pelos e receptores sensoriais) e tem importantes funções, sendo a principal agir como barreira, protegendo o corpo da invasão de microrganismos e evitando o ressecamento e perda de água para o meio externo.