A intensidade de corrente elétrica consiste na quantidade de carga elétrica que atravessa a secção reta de um condutor na unidade de tempo. A intensidade de corrente representa-se por I e a sua unidade SI é o ampere em homenagem ao físico e matemático francês André Ampère (1775-1836).
Como calcular a corrente Um ampere é a mesma coisa que um coulomb por segundo. Portanto, matematicamente, a intensidade de corrente é igual a quantidade de carga divida pela quantidade de tempo.
Resposta. A corrente possui sentido oposto ao fluxo dos elétrons. Então se os elétrons vão para direita, a corrente é orientada para esquerda.
Sentido convencional: é o sentido da corrente elétrica que corresponde ao sentido do campo elétrico no interior do condutor, que vai do polo positivo para o negativo.
A corrente elétrica é uma grandeza escalar. Sua unidade de medida, segundo o Sistema Internacional de Unidades, é o ampère (A). Essa unidade mede o módulo da carga elétrica que atravessa a secção transversal de um condutor a cada segundo e, por isso, também pode ser escrita como coulombs por segundo (C/s).
Quando o fio móvel da figura é deslocado para a direita, aparece no circuito uma corrente induzida i no sentido mostrado. Pela Lei de Lenz, a corrente surge num sentido tal que produz um fluxo induzido em sentido contrário à variação do fluxo indutor que lhe deu origem.
De acordo com a Lei de Lenz, sempre que há variação do fluxo magnético, surge no anel uma corrente induzida. Essa corrente é num sentido tal que produz no anel uma polaridade que tende a anular a causa que lhe deu origem, no caso, o movimento do ímã.
De acordo com a lei de Faraday, para que surja uma força eletromotriz, é necessário que ocorra uma variação no fluxo de campo magnético.
Como uma forma de complementação à lei de Faraday, utilizamos a lei de Lenz. De acordo com essa lei, a força eletromotriz induzida sobre um condutor surge em oposição à variação de fluxo magnético que o atravessa. Tal lei é uma consequência direta do(a): a) lei de Ampére.
A força eletromotriz, ou f.e.m, é a ddp (diferença de potencial) medida nos terminais do gerador quando não existe nenhuma corrente percorrendo ele. ... Esse valor representa a f.e.m da pilha. Além dessa força eletromotriz, existe também a força contra-eletromotriz (f.c.e.m).
A força contra-eletromotriz induzida é proporcional à taxa de variação da intensidade de corrente elétrica. Cálculo da energia armazenada num circuito em função da indutância e da intensidade da corrente elétrica.
Tal energia é o que chamamos de força contraeletromotriz e sua unidade de medida é o volt (v). Assim como no caso da f.e.m., a força contraeletromotriz é calculada pela razão entre o trabalho realizado e o módulo da carga elétrica.
Os receptores elétricos são dispositivos que transformam energia elétrica em outra forma de energia, seja ela mecânica, térmica, entre outras. ... Em um circuito elétrico, os receptores causam uma queda na força eletromotriz fornecida pela fonte de tensão.
Receptores elétricos são aparelhos que transformam energia elétrica em outra modalidade de energia qualquer, desde que não seja exclusivamente calor. ... O receptor não transforma energia elétrica exclusivamente em energia térmica.
Definem-se receptores elétricos como qualquer dispositivo que transforma energia elétrica em energia não-elétrica que não seja exclusivamente em energia térmica, pois os dispositivos que transformam e energia elétrica totalmente em energia térmica são definidos como resistores.
I) Fisicamente gerador e receptor são a mesma coisa, a diferença entre eles se dá pelo sentido de circulação da corrente. Exemplo: uma bateria de telefone celular é gerador quando se está utilizando o celular e a mesma bateria passa a ser um receptor quando se coloca o celular para carregar.
Ao serem recarregados, os geradores químicos funcionam como receptores elétricos, pois estão transformando energia elétrica em energia química. Os geradores que podem também funcionar como receptores são chamados de reversíveis. No estudo do Magnetismo veremos que os geradores eletromagnéticos também são reversíveis.