Conforme o próprio nome já indica, a regência verbal trata da relação de subordinação entre um verbo e outro termo, sendo este o complemento e/ou a preposição.
O verbo pagar é transitivo direto e indireto, tendo um sentido quando não exige preposição (coisas) e outro sentido quando exige preposição (pessoas). Assim, o correto é pagar algo e pagar a alguém. Exemplos com referência a coisas (transitivo direto): Meu pai pagou a conta.
Esse verbo, assim como o verbo PAGAR, é transitivo direto para complementos que denotem o que é pago ou perdoado, ou seja, a “coisa” que se paga ou que se perdoa. ...
A regrinha da crase para responder a essa pergunta é bem simples. Não é permitido o uso de crase antes de verbo. Assim, o correto é usar: Tenho muitas contas a pagar.
Os verbos intransitivos têm a capacidade de apresentar o sentido completo de uma ação. As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido.
Nos sentidos de ser transportado, transitar de algum lugar para outro, ter decorrido um espaço de tempo, o verbo "Ir" é Intransitivo: Eu vou de avião. Os documentos que vão em anexo devem ser analisados com atenção.
Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido.
Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.
O que é um Complemento: Complemento é um substantivo masculino que significa acabamento e remete para algo que completa outra coisa. No preenchimento de cadastros, você já deve ter se deparado com o item complemento opcional no espaço dedicado às informações sobre o seu endereço.
Com o auxílio da preposição,transforme os substantivos da lista B em determinantes dos substantivos da lista A. Exemplo: pão COM manteiga.
VERBOS “TRANSITIVOS” ESTAR E IR E SEUS COMPLEMENTOS EXCEPCIONAIS. Neste estudo, em primeiro lugar, verifica-se o conceito de algumas gramáticas, in- cluídos os verbos estar e ir e seus complementos – os chamados adjuntos adverbiais – como intransitivos e termos acessórios, respectivamente.