Infecção urinária (CID 10 N39) é uma doença infecciosa que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra, sendo mais comum nos dois últimos. É também conhecida como Infecção do Trato Urinário (ITU) e os sintomas normalmente incluem ardência ao urinar e incontinência urinária.
Significado de Geniturinário adjetivo [Anatomia] Relativo ao conjunto dos aparelhos genital e urinário: tuberculose geniturinária. (O mesmo que urogenital.).
Quando adquirida na comunidade, a ITU é geralmente causada pela bactéria Escherichia coli (70% a 85% dos casos), seguido por outros tipos como o Staphylococcus saprophyticus, espécies de Proteus e de Klebsiella e o Enterococcus faecalis.
É mais comum no trato inferior, composto pela bexiga e uretra. Em mais de 95% dos pacientes, a infecção é de origem bacteriana, sendo a bactéria Escherichia coli (E. coli) responsável por mais de 3/4 destes casos. O local onde a infecção ocorre influencia os tipos, causas e sintomas.
A maioria das ITU permanece no trato urinário baixo (uretra ou bexiga), onde podem provocar sintomas como urgência urinária (perda parcial ou total do controle da micção) e sensação de ardor durante a micção. A maioria dessas infecções é facil de ser tratada e, portanto, não são consideradas complicadas.
Os antibióticos só devem ser utilizados quando recomendados pelo médico, no entanto, os mais comuns para tratar este tipo de infecção incluem:
O resultado nitrito positivo indica que na urina foram identificadas bactérias capazes de converter nitrato em nitrito, sendo indicativo de uma infecção urinária, que deve ser tratada com antibióticos caso existam sintomas associados, como por exemplo o Ciprofloxacino.
Bactérias que reduzem o nitrato para nitrito: Escherichia coli, Klebsiela enterobacter, Proteus, Pseudomonas. Bactérias que não reduzem o nitrato para nitrito: Streptococos faecalis.
Os nitratos e nitritos, como nitrato de potássio e nitrito de sódio, são compostos químicos naturais que contêm nitrogênio e oxigênio. Nos nitratos, o nitrogênio é ligado a três átomos de oxigênio, enquanto, nos nitritos, o nitrogênio é ligado a dois átomos de oxigênio.
A bacteriúria corresponde à presença de bactérias na urina, podendo ser devido à coleta inadequada da urina, havendo contaminação da amostra, ou devido à infecção urinária, podendo ser observada também nessas situações outras alterações no exame de urina, como presença de leucócitos, células epiteliais e, em alguns ...
Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM): Considera-se normal de 31-36 g/dL de hemácias.
Quando há presença de infecção no organismo, nota-se o aumento dos leucócitos. Quando há sinais de alergia, verifica-se o aumento dos eosinófilos. Mas é importante que a interpretação do exame seja realizada por um médico, pois somente ele poderá levar em consideração os sintomas que o indivíduo apresenta.