Como é feito o preventivo? O Papanicolau deve ser realizado entre o décimo e o vigésimo dia depois do primeiro dia de menstruação. O exame é realizado com a paciente em posição ginecológica, com as duas pernas separadas e apoiadas em suportes.
Georgios Papanikolaou (esse é o nome dele em grego) nasceu em 13 de maio de 1883 na Grécia. Faria hoje 136 anos e foi homenageado pelo Google em sua página inicial. 1943 – ano de validação do exame para detecção e prevenção do câncer de colo de útero (1928 foi o ano em que foi publicado seu primeiro estudo).
O teste é usado na prevenção do câncer de colo de útero, o terceiro mais comum entre as mulheres brasileiras. O papanicolau é um exame simples e rápido que colhe células do colo do útero para análise em laboratório – seu principal objetivo é prevenir contra o câncer de colo de útero.
Quem foi George Papanicolaou, criador do exame considerado uma das armas mais poderosas contra o câncer. Quando George Papanicolaou (1883-1962) chegou aos Estados Unidos, vindo da Grécia, já era um médico experiente que tinha trabalhado como cirurgião militar na primeira guerra dos Bálcãs (1912-1913).
Os resultados do exame de Papanicolau são liberados pelo laboratório de acordo com as características das células observadas no microscópio, podendo ser:
Colposcopia satisfatória significa que você não tinha nenhuma condição que atrapalhasse a visualização adequada das estruturas durante o exame (por exemplo, uma inflamação importante).
Você deverá ficar por 3 a 5 dias sem relação antes de realizar o procedimento e até 30 dias após realizar o procedimento. Converse com o seu médico. Discuta sobre o repouso físico e sexual após o procedimento e as medicações que deverá utilizar.