A polimerização ou despolimerização é um processo que depende de energia, que está sob a forma de Trifosfato de Guanosina ou Guanosina Trifosfato (GTP). Estes dois processos ocorrem em velocidades diferentes nas extremidades dos microtúbulos.
A ciclose depende de interações constantes entre actina e miosina, proteínas formadoras dos microfilamentos. A actina associa-se à miosina e, com a hidrólise do ATP, é gerado um movimento interno.
A Ciclose → É um movimento no endoplasma celular em forma de uma corrente, onde são observadas algumas organelas se deslocando, como os cloroplastos em células vegetais. O Movimento amebóide → é um movimento de deslocamento de algumas células através da emissão de pseudópodes.
A parte interna do hialoplasma é o endoplasma ou citosol que é mais fluida e característica de colóide no estado de sol. A ciclose - É uma corrente citoplasmática orientada num certo sentido, sendo bem visível especialmente no endoplasma de muitas células vegetais.
As células vegetais possuem o citoplasma em constante movimento. Esse movimento é denominado ciclose. ... É importante destacar que nesse tipo de célula o citoplasma mantém-se em constante movimento – processo denominado ciclose. Esse processo pode ser observado em um microscópio.
A estrutura que armazena e elimina secreções é o Complexo de Golgi. O complexo de Golgi é uma organela citoplasmática, localizada em células animais próximo ao núcleo e dispersas no citoplasma em células vegetais.