Quando a colisão entre as partículas dos reagentes com orientação favorável ocorre com energia igual ou superior à energia de ativação, antes da formação dos produtos, forma-se um estado intermediário e instável, denominado complexo ativado, em que as ligações dos reagentes estão enfraquecidas e as ligações dos ...
Quanto maior a concentração dos reagentes, maior a velocidade da reação. Energia de ativação: Quanto maior a energia de ativação, mais lenta será a reação.
A energia de ativação é a energia minima necessária para iniciar uma reação, assim, quanto menor ela for mais fácil será fazer com que ela ocorra.
Catalisador é uma substância química que não participa da reação química. Diminui a energia de ativação e aumenta a velocidade da reação. O catalisador acelera a reação, mas não altera a composição química dos reagentes e produtos envolvidos.
Energia de ativação é a energia necessária para que se inicie uma reação. A enzima fornece a energia para a quebra de ligação das moléculas.
O complexo enzima-substrato também pode diminuir a energia de ativação dobrando as moléculas do substrato de uma forma que facilita a ruptura da ligação, ajudando a alcançar o estado de transição. Finalmente, algumas enzimas diminuem as energias de ativação ao participar, elas mesmas, da reação química.
O cálculo da entalpia de uma reação envolve a diferença entre a entalpia dos produtos e a entalpia dos reagentes.