Determinação de elementos essenciais e metais tóxicos no cabelo. Trata-se de um teste não invasivo que utiliza uma pequena amostra de cabelo para avaliar a exposição crônica do indivíduo a esses elementos.
O que é o mineralograma e para que serve e como é feito. O mineralograma é um exame laboratorial que tem como objetivo identificar a quantidade de minerais essenciais e tóxicos no organismo, como fósforo, cálcio, magnésio, sódio, potássio, chumbo, mercúrio, alumínio, entre outros.
A confirmação da contaminação pode ser feita através do exame de sangue que mede a quantidade de Mércurio no sangue ou através da medição da quantidade no fio de cabelo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a concentração máxima de mercúrio no cabelo deve ser inferior a 7 µg/g.
O mercúrio (Hg) é um dos elementos não essenciais ao organismo humano, isso significa que sua ausência não causa nenhuma anormalidade no ser humano e ele não é necessário para nenhuma parte indispensável do funcionamento do nosso organismo. No entanto, a sua presença pode causar graves danos à nossa saúde.
Consequências da contaminação: a inalação de altas concentrações de vapor de mercúrio metálico pode causar dano aos pulmões, e a inalação crônica proporciona distúrbios neurológicos, problemas de memória, erupções cutâneas e insuficiência renal.
Seja por inalação ou contato direto, o mercúrio eliminado por um termômetro quebrado ou aparelho de pressão pode causar febre, náuseas e dores de cabeça. Uma exposição prolongada ao metal pode comprometer rins, fígado, pulmão e cérebro.
Os sintomas agudos após a inalação de vapor de mercúrio elementar incluem falta de ar, febre/calafrios, tosse, náusea, vômito, diarreia, paladar metálico, dores de cabeça, fraqueza e visão embaçada. Em casos graves, os pacientes podem desenvolver lesão pulmonar aguda e desconforto respiratório grave com hipoxemia.
O tratamento da intoxicação crônica, que é quando se tem exposição prolongada com o mercúrio, inclui:
Para eliminar metais pesados do organismo de forma natural é recomendado aumentar o consumo de coentro, pois essa planta medicinal tem ação desintoxicante no organismo, removendo metais como mercúrio, alumínio e chumbo das células afetadas e ajudando a reduzir seus malefícios no corpo.
Usar alho para desintoxicação do corpo é uma prática milenar. Sua alta concentração de enxofre o torna um excelente alimento detox. O enxofre promove a desintoxicação, aumentando a produção de glutationa, que ajuda filtrar as toxinas e produtos químicos prejudiciais para fora do sistema digestivo.
Escolha produtos de higiene sabiamente Produtos naturais para cuidados pessoais, como desodorantes, cremes, hidratantes, cosméticos podem ajudar a reduzir a exposição do corpo ao alumínio, em particular, que é uma aditivo frequente para esse tipo de mercadoria.