Stalin acreditava que a integração econômica com o Ocidente permitiria que os países do Bloco Oriental escapassem ao controle soviético e que os Estados Unidos estavam tentando comprar um realinhamento pró-EUA da Europa. Stalin, portanto, impediu que os países do bloco oriental recebessem ajuda do Plano Marshall.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os exércitos das duas potências vencedoras da guerra, os Estados Unidos e a União Soviética, ocuparam a Europa. ... Os aliados de cada um do vencedores divergiam quanto à solução para manter a segurança no pós-guerra.
As super potências foram o Estados Unidos (capitalista ) e a União sovietica (partido socialista da Rússia ) . A relação entre elas era de pura tensão pois um guerra seria o fim da humanidade por esses motivo eles ficaram se agredindo verbalmente Através de filme , esporte , desenho animado e por aí vai ...
O Plano Marshall, desenvolvido pelo general estadunidense George C. Marshall, consistiu na aplicação de medidas de política econômica para reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) – o que passou a ser feito a partir de 1947.
O Plano Marshall foi um programa de ajuda econômica dos EUA aos países da Europa Ocidental com o objetivo de reconstruí-los após a II Guerra Mundial. ... O objetivo do plano era reconstruir economicamente os países europeus ocidentais que foram destruídos ou que sofreram perdas com a ocorrência da guerra.
Resposta. Possibilitar a reconstrução material dos países capitalistas destruídos na segunda guerra mundial, recuperar e reorganizar a economia dos países capitalistas, fazer frente aos avanços do socialismo presente, principalmente, no leste europeu comandado pela extinta União Soviética.
A Doutrina Truman defendia o mundo capitalista contra o comunismo. ... Tanto a Doutrina Truman quanto o Plano Marshall eram políticas que auxiliaram os países envolvidos na segunda guerra mundial com o interesse de adquirir aliados contra a URSS para conter o expansionismo socialista.