As cantigas de roda são produções musicais anônimas que são ensinadas oralmente no Brasil, de forma semelhante como as lendas do folclore. As letras das canções são composições simples, rimadas, algumas com coreografias divertidas para serem cantaroladas pelas crianças em uma roda.
É muito importante que o lúdico seja utilizado no cotidiano dos alunos para que as crianças desenvolvam as coordenações motoras, o crescimento físico, motor, intelectual e cultural. ... A brincadeira de roda reequilibra as emoções do ser humano, cria laços afetivos, contribui para a socialização e a iteração da criança.
Também conhecido como ciranda, esse gênero infantil tem caráter popular e sua principal característica é transmitir costumes e crenças, e também estimular a desenvoltura das crianças.
Nessa brincadeira, as crianças permanecem sentadas uma ao lado da outra em forma de roda. Todos os integrantes cantam a canção e vão passando um objeto. Quando o música terminar, quem ficar com o objeto, a “batata quente”, sai do jogo.
Escravos de Jó
Cantigas de Roda Populares no Brasil
Corre-Cotia
A) Leitura de texto: BRINCADEIRA CORRE COTIA Conhecida também como Lenço atrás, os participantes sentam-se em uma roda e cobrem os olhos. Um deles anda em volta com um lenço na mão para deixar atrás de um dos amigos. E vai cantando a música: “Corre, cotia, na casa da tia. Corre, cipó, na casa da vó.
Ciranda-cirandinha é uma das cantigas de roda mais tradicionais. Isso quer dizer que até a vovó pode saber a letra e cantar com você! Quer dizer também que, para brincar, basta fazer uma roda, dar as mãos e cantar a música! Todo mundo pode participar e dá até pra acrescentar uma coreografia enquanto se canta.
Dizem os conhecimentos populares que a ciranda surgiu no Brasil em Permabuco, como uma dança típica das mulheres dos pescadores da ilha de Itamaracá. Enquanto esperavam os homens voltarem do mar, elas cantavam e brincavam de mãos dadas na beira das praias. ... Quem brinca na ciranda é cirandeiro ou cirandeira.
Amarelinha, cabra-cega, barra-manteiga... Brincadeiras que divertiam você, seus pais e avós hoje são parte da cultura popular.
Lazer (antigamente): sem os recursos atuais, as pessoas se divertiam através de bailes, festas reservadas, horas dançantes, encontros em casas particulares, praças.
Resposta: Existiam registros de jogos utilitários e recreativos dos tempos pré-históricos, principalmente a partir do período paleolítico. Tais práticas, como as de hoje, sempre tiveram seu próprio cerimonial e regras estabelecidas e, geralmente, tanto vencedores como vencidos aceitavam o resultado desportivamente.
Antigamente não existiam muito brinquedos e se as crianças quisessem se divertir tinham que usar a criatividade. As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: Amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa… ... Mas hoje as crianças não devem nem saber o que são essas brincadeiras.
Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.