condrócitos
As cartilagens não possuem vasos sanguíneos e, por isso, sua nutrição é feita por vasos sanguíneos presentes no pericôndrio, tecido conjuntivo que envolve o tecido cartilaginoso. Vale destacar que o tecido cartilaginoso também pode receber nutrição por meio do líquido sinovial presente nas cavidades das articulações.
Essa bainha tem como função, além de envolver, nutrir as faces externas dos ossos e também depositar tecido ósseo principalmente durante consolidações de fraturas formando uma ótima estrutura para fixação de tendões e ligamentos. ...
O tecido ósseo é um tecido de sustentação responsável pela formação dos nossos ossos. É um tipo de tecido conjuntivo e apresenta como principal característica a presença de uma matriz extracelular calcificada. Basicamente, esse tecido é constituídos por células chamadas de osteoblastos, osteoclastos e osteócitos.
Esses osteócitos derivam dos osteoblastos envolvidos pela matriz. Os osteoclastos são células de grande tamanho, móveis e multinucleadas que reabsorvem o tecido ósseo, tornando-se responsáveis pelo desenvolvimento, crescimento, manutenção e reparo do osso, permitem a remodelacao óssea.
Fraturas e osteoclastos Os osteoclastos também estão envolvidos na reparação de fraturas. Após a quebra do osso, ocorre uma intensa proliferação do periósteo. Isso leva a formação de uma anel, o calo ósseo, que envolve os pedaços quebrados.
O processo de reparo de fraturas ósseas se dá por meio da formação de um novo tecido ósseo que se remodela e acaba gerando um tecido ósseo igual aquele que foi perdido. A reparação pode ocorrer de duas formas: Reparo primário: neste reparo osteonal, o osso fica separado por um espaço bem pequeno.
Quando o osso quebra, ocorre um vazamento de sangue tanto dessa peça do esqueleto como do tecido ao redor, formando um hematoma. Esse sangue traz substâncias inflamatórias que estimulam as células que trabalharão na regeneração óssea.
Quanto tempo leva para regenerar os ossos? Os ossos geralmente levam de seis a 12 semanas para se regenerarem em um grau significativo.