O trato digestório e os órgãos anexos constituem o sistema digestório. O trato digestório é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ao ânus, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas incluem: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
O processo de secreção se inicia no complexo golgiense, que empacota a substância a ser liberada para o meio extracelular: A substância a ser liberada, geralmente produzida no retículo endoplasmático liso (se for um lipídio ou gordura) ou no retículo endoplasmático rugoso (se for uma proteína), é transportada para o ...
Quando as aves se alimentam, o caminho do alimento é faringe, esôfago e papo. No papo os alimentos são armazenados e amolecidos. Depois desse processo o alimento vai para o proventrículo, caracterizado como estomago químico das aves, nesse órgão os alimentos começam a ser digeridos pela ação dos sucos digestivos.
Digestão gástrica – A digestão se inicia pela presença do alimento no estômago que desencadeia as secreções (embora haja secreção psíquica) estomacais.
Do estômago: O alimento é amassado e misturado ao suco gástrico. Assim, o estômago funciona como um liquidificador, movimentando o bolo alimentar e amassando-o. Alguns nutrientes são absorvidos, mas a maior parte da mistura é levada ao intestino delgado.
estômago
Nos monogástricos, a digestão biológica realiza-se no intestino grosso, mais precisamente no ceco, através da actividade dos microorganismos cecais. Este tipo de digestão é mais importante nos monogástricos herbívoros.