Existem duas grandes divisões do sistema nervoso: o sistema nervoso central eo sistema nervoso periférico. O sistema nervoso central é constituído pelo cérebro e da medula espinhal. O cérebro está dentro do crânio e regula as funções corporais através do envio e recepção de mensagens através da medula espinal.
O cérebro, ou encéfalo, é o seu órgão mais poderoso. ... O tronco cerebral encontra-se embaixo do cérebro, na frente do cerebelo. Ele liga o cérebro à medula espinhal e controla funções involuntárias como respiração, digestão, ritmo cardíaco e pressão arterial.
uma vez que nós já usamos 100% do nosso cérebro de uma forma ou de outra, ou pelo menos, a maior parte dele, a resposta é: andar, correr, pensar, falar, etc.
Meninges. Tanto o cérebro como a medula espinhal estão envolvidos por três membranas de tecido (as meninges) que os protegem: A fina pia-máter (a mais interna das três membranas) reveste a superfície do cérebro e da medula espinhal. A aracnoide-máter, fina e semelhante a uma teia de aranha, é a camada intermediária.
No crânio, o cérebro é revestido por três camadas de tecido chamadas de meninges:
O cérebro é alimentado por uma das redes de vasos sanguíneos mais ricas do corpo. A cada batimento cardíaco, as artérias transportam de 20 a 25 por cento do seu sangue para o cérebro, onde bilhões de células utilizam cerca de 20 por cento do oxigênio e do combustível que o sangue transporta.
O cérebro humano, localizado no interior da caixa craniana, é considerado o núcleo de inteligência e aprendizagem do organismo. No interior da caixa craniana, encontramos o encéfalo, uma parte do Sistema Nervoso Central (SNC) que recebe, processa e gera respostas às mensagens que chegam até ele.
O processamento da informação começa com a entrada de órgãos sensoriais, que transformam estímulos físicos como toque, calor, ondas sonoras ou fótons de luz em sinais eletroquímicos.
Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea (tecido transparente que cobre a pupila) e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. ... A lente do olho (cristalino) produz uma imagem invertida e o cérebro a converte para a posição correta.