Na sociedade asteca os escravos eram chamados Tlacotin, ocupavam a hierarquia inferior da sociedade asteca. A maioria eram escravos por guerras, outros por cometerem crimes graves e uma pequena parte por dívidas que não podiam cancelar caíram nessa condição de servidão.
O povo maia habitava as regiões das florestas tropicais de onde atualmente existe a Guatemala, Honduras e o sul do México, durante os séculos IV a IX a.C. Já os Astecas fizeram seu império no atual México, entre os séculos XIV e XVI, sendo uma sociedade altamente organizada e militarizada.
Montezuma II
Esse povo se auto-denominava Mexica (pronúncia: meˈʃikaʔ), termo que deu origem ao nome do país e a sua capital. A capital do império asteca era a cidade de Tenochtitlán, construída numa ilha do Lago Texcoco e, séculos depois, destruída pelos espanhóis, dando início à construção da cidade do México em suas ruínas.
Resposta: Os astecas são originários dos povos mexicas que se estabeleceram no Vale do México por volta do século XIII. As lendas astecas falam que eles migraram de uma região lendária chamada Aztlán, que supostamente ficava no norte ou noroeste mexicano.
Significado de Asteca adjetivo Relativo aos astecas, antigo povo indígena nativo da região do México, antes da invasão espanhola. ... Etimologia (origem da palavra asteca). Do espanhol azteca.
Os astecas eram uma cultura mesoamericana que floresceu no centro do México no período pós-clássico, de 1300 a 1521. Os povos astecas incluíam diferentes grupos étnicos do México central, particularmente aqueles grupos que falavam a língua náuatle e dominaram grandes partes da Mesoamérica entre os séculos XIV ao XVI.
Resposta. O império asteca era formado por uma organização complexa que os sobrepôs militarmente a diversos povos e comunidades na Meso-América. ... Apesar de sacrifícios humanos serem uma prática constante e muito antiga na Mesoamérica, os astecas se destacaram por fazer deles um pilar de sua sociedade e religião.
De acordo com o historiador Ciro Flamarion Santana Cardoso os calpulli eram associações residenciais (nem igualitárias nem clânicas) contando com templos e cerimônias próprios. ... Na sociedade asteca pré-colombiana, membros do Calpulli serviam juntos em batalhas e construções públicas.
Liderados por Hernán Cortés, os espanhóis, aliados a milhares de indígenas, conseguiram a conquista dos astecas após a batalha na cidade de Tenochtitlán, em 1521. A conquista dos astecas aconteceu entre 1519 e 1521 e foi um dos episódios da invasão e colonização da América pelos espanhóis.
Houve uma batalha entre os guerreiros de Cortés e os tlaxcaltecas, que resultou na vitória dos espanhóis. Após a derrota, os tlaxcaltecas foram convencidos a aliar-se aos espanhóis. ... Após esse evento, Montezuma autorizou a entrada dos espanhóis na cidade de Tenochtitlán, em 3 de novembro de 1519.
Os ameríndios não conheciam as táticas de guerra, as armas, nem os objetivos dos europeus, de modo que sucumbiram à luta contra os espanhóis; 5. Os espanhóis não estavam sozinhos, eles souberam estimular o ódio e obter o apoio de milhares de guerreiros de povos que tinham os incas ou os astecas enquanto inimigos.
Durante esse terrível conflito, o que aparenta mais ter sido perdido, foram os bens materiais. A reação dos americanos nativos variou consideravelmente: de ofertas de aliança à uma colaboração mais ou menos forçada, de uma resistência passiva, à uma hostilidade permanente.
Os espanhóis que lutaram contra os incas, no Peru, já sabiam das estratégias que deram certo contra os astecas, no México. Além de que os europeus já possuíam livros e conhecimentos adquiridos após séculos de guerras e aprendizado de técnicas com povos asiáticos, árabes, africanos, como o uso da pólvora e do canhão.
Os dois mais importantes foram o fato de Cortéz ter conseguido aliados entre as populações indígenas e o de que ele estava bem informado a respeito do seu inimigo. Curiosamente, enquanto Cortéz sabia muito a respeito dos astecas, Montezuma 2º pouco sabia a respeito dos espanhóis.
As principais razões da vitória dos espanhóis sobre os povos pré-colombianos não estiveram ligadas à superioridade em termos de inteligência dos europeus frente aos outros povos. Por uma coincidência de fatores, os europeus estavam bem melhor preparados para o conflito com os incas e astecas que o contrário.
Resposta. Devido a expansão marítima principalmente dos espanhóis pela América Latina. Esses estrangeiros dizimaram a cultura dessas civilizações através principalmente da escravidão e transmissão de doenças que os nativos não tinham resistência metabólica.