crossorigin="anonymous">
Cálculo do consumo de vapor
O dimensionamento consiste em gerar uma geometria para a caldeira, a partir das condições do processo, que fornece a área de troca necessária para produzir vapor nas condições pré-estabelecidas.
Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia.
Vazão em peso é a quantidade de peso do fluido que atravessa uma dada seção do escoamento por unidade de tempo. Para obtenção desta relação, evocamos os conceitos de peso específico (γ = G/V) e massa específica (ρ = m/v), através dos mesmos, obtemos a relação deseja.
A vazão, ou volume escoado por unidade de tempo, é a principal grandeza que caracteriza um escoamento. Normalmente é expressa em metros cúbicos por segundo (m3. s-1) ou em litros por segundo (L.s-1).
Lembrando que 1 m³ = 1000 litros ou 1 litro = 1E-3 m³. R: A vazão da água será de 3,22 l/s.
A velocidade (do flutuador ou "V") é o espaço por ele percorrido (distância entre piquetes ou "e"), dividido pelo tempo (t) cronometrado nesse trecho. Admite-se que essa velocidade seja a mesma da correnteza à superfície do rio. Se a distância foi de 10 metros e o tempo 5 segundos, teremos: V = 10/5 = 2 m/s.
Vazão é o volume de fluido que passa por uma seção por determinado período de tempo. Tratando-se de água, essa seção pode ser um rio, canal, estação de tratamento e até residência. Um cálculo específico é utilizado para medir a vazão de um rio, que considera a área e o tempo.
a) a urbanização pode afetar a vazão de um rio com a impermeabilização do solo, o que diminui a quantidade de água absorvida. A impermeabilização pode aumentar também o escoamento superficial das águas, o que aumenta o nível do rio.
A urbanização de forma desordenada, sem diretrizes de ocupação, impacta gravemente no ciclo hidrológico, pois causa drásticas alterações na drenagem, elevando a possibilidade de ocorrência de enchentes e deslizamentos, impondo riscos à saúde e à vida humana.
em que, Qm é a vazão de pico (m3;s), Q24 é a vazão média das máximas consecutivas em 24 horas, durante o período e A é a área da bacia (km").
Os processos de desmatamento e urbanização implicam na diminuição do volume de água infiltrada no solo, resultando na maior possibilidade de inundações em função do aumento do escoamento superficial.
Na perspectiva da qualidade das águas, o rio nas cidades é utilizado como meio para se afastar o esgoto e o lixo. A poluição das águas, no modelo tradicional, leva a decisões técnicas que combatem a consequência, como canalizar os rios urbanos, de forma a torná-los invisíveis à população.
Os principais problemas relacionados com a infra-estrutura de água no ambiente urbano são: Falta de tratamento de esgoto: grande parte das cidades da região não possui tratamento de esgoto e lança os efluentes na rede de esgotamento pluvial, que escoa pelos rios urbanos (maioria das cidades brasileiras);
A vazão máxima de uma bacia urbana aumenta com as áreas impermeáveis e com a canalização do escoamento. ... Este aumento ocorre em detrimento da redução da evapotranspiração e do escoamento subterrâneo e da redução do tempo de concentração da bacia.