4 dias
Apollo 11 foi a expedição responsável por levar o homem à Lua. ... A Apollo 11 foi uma missão espacial, realizada pela Nasa em julho de 1969, que resultou na chegada do homem à Lua. A bordo do módulo de comando Columbia, Michael Collins, Buzz Aldrin e Neil Armstrong foram os três astronautas enviados ao satélite natural.
Você já se perguntou como os astronautas vão ao banheiro quando estão no Espaço? ... Para urinar, por exemplo, os astronautas aprendem a usar uma mangueira com capacidade de sucção. Eles fazem o “número um” diretamente na mangueira e, em seguida, o líquido é aspirado para um conjunto processador de urina.
Durante a sua estadia na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas têm de viver e trabalhar num ambiente muito diferente do ambiente da Terra. Isto significa que os astronautas têm de aproveitar os recursos, como, por exemplo, a água e os alimentos, e minimizar os desperdícios. ...
Em primeiro lugar, os astronautas não tomam banho no espaço. ... A tripulação designou um local da Estação para ser a área da higiene: atividades como escovar os dentes, lavar os cabelos, “tomar banho” e fazer a barba eram todas realizadas lá. Segundo Anderson, os astronautas utilizavam uma toalha umedecida russa.
Comem alimentos desidratados por refrigeração, para que não ocupem espaço e, ao mesmo tempo, se conservem em bom estado. Só têm de lhes acrescentar água e já estão prontos a comer. Dentro da nave espacial, comer é bastante difícil devido à falta de gravidade, mas beber ainda é mais difícil.
Os astronautas usam produtos especialmente desenvolvidos para as missões. A água precisa ser esguichada diretamente no cabelo e o xampu funciona sem enxágue. Nyberg explica também que os suprimentos são limitados na estação, por isso é preciso economizar até no uso das toalhas.
Ambiente de gravidade zero torna mais difícil atividades comuns na Terra; para defecar, astronautas contam com auxílio de câmera sob assento.
Qual o salário de um astronauta? De acordo com a página oficial de perguntas e respostas da National Aeronautics and Space Administration (NASA), a agência espacial dos Estados Unidos, um astronauta novato, que acabou de ser recrutado, recebe em média US$ 63.
Durante as horas de lazer, os astronautas podem ler um livro, tirar fotografias do nosso planeta, escrever e-mails para os familiares, assistir a DVDs ou conversar com pessoas aleatórias da Terra através do radioamador — uma das diversões favoritas de alguns astronautas, por sinal.
Além de coletar amostras, realizar testes, pequenos reparos em astronaves e estações espaciais para sistematizar informações, o astronauta desenvolve pesquisas científicas muito importantes aqui na Terra, para ajudar o desenvolvimento tecnológico.
Fezes de astronautas podem ser transformadas em alimentos, no futuro. ... Os pesquisadores mostraram ser possível quebrar rapidamente resíduos orgânicos sólidos e líquidos para cultivar alimentos com uma série de reatores microbianos, minimizando, também, o crescimento de patógenos no processo.
No banheiro de astronauta, os dejetos sólidos são descartados por um jato de ar para um compartimento, já os líquidos são lançados no espaço. Provavelmente você ainda não teve a oportunidade de conhecer de perto o banheiro de uma nave espacial.
Viver no espaço não é só trabalhar, dormir e comer, os astronautas também gostam e precisam de se distrair. Precisam de um intervalo no seu trabalho e nas suas actividades diárias está previsto tempo para se descontraírem, fazerem exercício e se divertirem. Um passatempo muito comum no espaço é olhar pela janela.
Atualmente, os geradores de oxigênio a bordo da Estação espacial internacional produzem oxigênio da água por meio de eletrólise e despejam o hidrogênio produzido no espaço. Quando os astronautas consomem o oxigênio, é produzido dióxido de carbono que deve ser removido do ar e descartado também.
Dentro da EMU, a pressão fica em torno de 0,29 atm, um terço da pressão atmosférica terrestre, e o astronauta precisa respirar oxigênio 100%, diferente da combinação de 78% nitrogênio, 21% oxigênio e 1% de outros gases, como é por aqui na Terra.
O oxigênio (O2) e o gás carbônico (CO2) ficam presos. Na Lua, a velocidade necessária para fugir da gravidade é muito pequena – cerca de 2 quilômetros por segundo. Por isso, qualquer gás que fosse colocado lá se perderia no espaço.
Às vezes, quando as máquinas de eletrólise não estão ativadas, os astronautas respiram temporariamente usando tanques de clorato de sódio (não confundir com cloreto de sódio). ... O clorato também é usado nas máscaras de oxigênio que caem do teto em caso de despressurização da cabine em um avião de passageiros.
Existem mais algumas curiosidades sobre o sono no espaço: na ISS a luz não apaga, então os astronautas dormem com máscara. Eles também amarram seus braços, pernas e cabeça à parede da estação, para que não saiam flutuando por dentro dela e acabem esbarrando em algum lugar e se machucando.
Durante o lançamento e re-entrada, os astronautas vestem uma roupa parcialmente pressurizada e uma mochila de paraquedas. A roupa possui um capacete, luvas e botas que servem como proteção para o astronauta. Dentro da roupa existem bolsas que automaticamente se enchem de ar em presença de pressões reduzidas na cabine.
Por que o nosso ar não é sugado para o espaço sideral? A capacidade de um planeta reter determinados gases em sua atmosfera depende da velocidade das moléculas do gás e da temperatura e força de gravidade do planeta. Os elementos mais comuns no universo são os gases hidrogênio e hélio.