O aquecimento geral trabalha com exercícios envolvendo um agrupamento maior de músculos, pois o seu objetivo é aumentar a temperatura do corpo fazendo com que a musculatura fique mais elástica, com o intuito de evitar lesões e preparar o sistema circulatório e respiratório para o desempenho da atividade física.
Exemplo correr, nadar, jump, colar corda. Recomenda-se que realize primeiramente o aquecimento geral e após o específico. Aquecimento Passivo: aumenta a temperatura corporal através de alguns meios externos. Por exemplo, massagem, banhos de vapor e duchas quentes. .
Consiste em exercícios que se assemelham tecnicamente aos que serão executados na atividade posterior. Deve conter exercícios de alongamento e relaxamento que funcionam como profilaxia de lesões, além de garantir um bom alongamento da musculatura que será trabalhada.
Dança de Salão: atividade de baixo impacto que faz bem para o corpo e para a mente. Golf: exercício que envolve o movimento específico do esporte e bastante caminhada leve. Escalada:atividade de bastante esforço, mas com menos impacto para as estruturas de membros inferiores.
O aquecimento proporciona então o aumento do fluxo de sangue para os músculos, adequando mais rapidamente a exigência para elevar a produção de energia aeróbica, aumenta a temperatura do corpo, contemplando a melhor atividade das enzimas, e aquecendo os músculos, diminui também a probabilidade de lesões.
Hidratar o corpo bebendo água antes, durante e depois do exercício. Se possível, mantenha um horário fixo para as caminhadas. O organismo adapta-se melhor. Evitar sempre as temperaturas extremas.
O aquecimento deve durar de 5 a 20 minutos, utilizando 50% da sua capacidade máxima de condicionamento. Os objetivos deste preparo (aquecimento) são o aumento da temperatura corporal e a melhora da flexibilidade, evitando lesões nas regiões a serem estimuladas pelo exercício.
O que comer antes da atividade física
O que comer até 30 minutos antes de malhar?
Saiba agora o que comer antes e depois da academia: Seja antes de exercício aeróbico ou antes da musculação, a ingestão de carboidratos é importante. Boas escolhas são pão integral, queijo branco, fruta com aveia ou linhaça, iogurte e açaí com frutas. Em relação à quantidade, o segredo está na moderação.
Proteínas – muito importante para ganho de massa muscular magra