crossorigin="anonymous">
Princípio de funcionamento O gerador elétrico mais simples é formado por uma espira plana com liberdade suficiente para se mover sob a ação de um campo magnético uniforme. Essa espira gira em torno de um eixo perpendicular à direção das linhas de força do campo magnético aplicado.
No caso do gerador de energia, a força mecânica fornecida ao gerador transforma-se em energia elétrica através de um fenômeno químico conhecido como indução eletromagnética, que funciona como uma espécie de condutor que movimenta-se no campo magnético do gerador.
Receptor (comunicação) (AO 1990: receptor ou recetor) é um dos protagonistas do ato da comunicação: aquele a quem se dirige a mensagem, quem recebe a informação e a decodifica, isto é; transforma os impulsos físicos (sinais) em mensagem recuperada.
Tanto o motor como o gerador elétrico são equipamentos utilizados para converter energia por meio de indução eletromagnética. A grande diferença entre esses dispositivos é que o gerador converte energia mecânica em eletricidade, enquanto o motor elétrico faz o contrário, e converte energia elétrica em mecânica.
Os motores e geradores têm duas unidades básicas: o campo magnético, que é o eletromagneto com suas bobinas, e a armadura – a estrutura que sustenta os condutores que cortam o campo magnético, e transporta a corrente induzida em um gerador, ou a corrente de excitação, no caso do motor.
Os geradores de energia são dispositivos portáteis ou estacionários que por meio da indução eletromagnética transformam energia mecânica em energia elétrica. Transformadores garantem o equilíbrio e a potência do circuito. ...
Tipos de Geradores Gerador Mecânico - utiliza energia mecânica e a converte em energia elétrica. ... Gerador Químico - utiliza energia energia química, ou potencial, e a converte em energia elétrica. Exemplo: pilhas. Gerador Térmico - utiliza energia térmica e a converte em energia elétrica.
Conheça os principais tipos de Geradores de Energia
Existem dois tipos de corrente elétrica: corrente elétrica contínua e corrente elétrica alternada. Apesar de ambas tratarem-se de uma movimentação de cargas elétricas, são fundamentalmente diferentes.
Corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica ou o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades. ... Microscopicamente, as cargas livres estão em movimento aleatório devido à agitação térmica.
Corrente alternada é uma das formas da corrente elétrica. Nesse tipo de corrente, o sentido de condução das cargas muda rapidamente, fazendo com que os elétrons oscilem em sentidos opostos periodicamente. Ela é largamente empregada na transmissão de energia elétrica e também em motores elétricos.
Essas fontes de tensão elétrica possuem sempre dois polos distintos, ou seja, um polo positivo e um polo negativo. O sentido da corrente elétrica, nesse circuito, é sempre aquele indicado (sentido horário). A corrente elétrica que recebemos em nossas residências é do tipo alternada.
Uma das desvantagens desse tipo de corrente é que sua tensão não pode ser alterada por meio dos transformadores. A corrente alternada apresenta como vantagem a possibilidade de abaixar ou aumentar facilmente sua tensão elétrica por meio dos transformadores.
A corrente contínua é gerada principalmente por elementos químicos, que quando colocados em contato, transformam energia química em energia elétrica. A pilha comum, por exemplo, é formada de zinco (polo negativo) e carbono (polo positivo).
Existem amperímetros para medição em corrente contínua (C.C., DC) e para corrente alternada (C.A., AC). Dicas: A maioria dos amperímetros possui fusíveis de proteção interna, para o caso da corrente que for passar pelo amperímetro ser maior do que a sua capacidade.