crossorigin="anonymous">
Trata-se de um sistema de monitoramento, supervisão e controle de variáveis a partir de um software. Na prática, ele serve para acompanhar e intervir em processos que vão desde a produção de bens de consumo, até a prestação de serviços. Ele coleta os dados, os visualiza e supervisiona através de mecanismos específicos.
Empresas podem utilizar sistemas SCADA para controlar equipamentos em diferentes locais e para coletar e salvar dados a respeito de suas operações. O SCADA é tipicamente uma combinação de elementos de software e de hardware, como controladores lógicos programáveis (PLCs) e unidades terminais remotas (RTUs).
Basicamente, um sistema supervisório destina-se à capturar e armazenar em um banco de dados, informações sobre um processo de produção. As informações vem de sensores que capturam dados específicos (conhecidos como variáveis de processo) da planta industrial. Para exemplificar, pense em uma usina de açúcar e álcool.
Os sistemas supervisórios permitem que sejam monitoradas e rastreadas informações de um processo produtivo ou de uma instalação física. Tais informações são coletadas através de equipamentos de aquisição de dados e, em seguida, manipuladas, analisadas, armazenadas e, posteriormente, apresentadas ao usuário.
ScadaBR é um software livre, gratuito e de código-fonte aberto, para desenvolvimento de aplicações de Automação, Aquisição de Dados e Controle Supervisório. O ScadaBR pretende oferecer todas as funcionalidades de um sistema SCADA tradicional.