Plano de aula com metodologia ativa
As Metodologias ativas, ao se apresentarem como estratégias de potencializar as ações de ensino e aprendizagem por meio do envolvimento dos estudantes como atores do processo e não apenas como espectadores, têm se configurado como formas de convergência de diferentes modelos de aprendizagem, incluindo, dessa forma, as ...
O Movimento Maker é uma metodologia ativa de aprendizagem baseada no conceito de Faça Você Mesmo, ou seja, os alunos aprendem novos conhecimentos com atividades práticas que envolvem tentativas de acertos e erros, sendo uma importante maneira de desenvolver as suas habilidades de resolução de problemas.
A cultura maker pode ser desenvolvida em diversos ambientes da sociedade, principalmente na educação. O objetivo da cultura maker é colocar a mão na massa e descobrir novas formas de enxergar um problema ou desafio.
4 projetos maker que podem ser aplicados em sala de aula
A cultura maker se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos, baseando-se num ambiente de colaboração e transmissão de informações entre grupos e pessoas.
Piaget
Dentro da Educação, a cultura maker só traz benefícios porque ajuda na formação da motricidade e agrega outras habilidades no desenvolvimento dos estudantes, como estímulo à criatividade, à ludicidade e ao espírito colaborativo, entre outros vários aspectos.