Correntes de ar são fluxos de ar. ... Diferenças de temperatura podem causar correntes de ar quente é menos denso que ar frio, causando com que o ar mais quente apresente-se mais leve. Então, se o ar quente está sob o ar frio, correntes de ar irão formar-se e elas trocarão lugares, em processo de convecção.
Resposta: As correntes marítimas se formam: pelo deslocamento dos ventos na superfície da água, pelo movimento de rotação da terra e pelas diferenças de densidade entre regiões com diferentes temperaturas.
As correntes de ar podem ser causadas por diferenças de temperatura, pressão ou concentração de impurezas. As diferenças de temperatura podem causar correntes de ar porque o ar mais quente é menos denso que o ar mais frio, fazendo com que o ar mais quente pareça “mais leve”.
Vento é um movimento natural de ar na atmosfera. Corrente de ar é um fluxo de ar,que dependendo da temperatura pode ser um corrente fria ou uma corrente quente.
Conheça o significado e a forma utilizada pelos meteorologistas para classificar os ventos de acordo com sua intensidade: Vento: termo genérico que identifica o ar em movimento, independente da velocidade. Brisa: é um vento de pouca intensidade, com velocidade inferior a 54 km/h.
Os ventos alísios são ventos que ocorrem durante todo o mês nas regiões sub-tropicais, sendo muito comuns na América Central. São o resultado da ascensão de massas de ar que convergem de zonas de alta pressão (anticiclónicas), nos trópicos, para zonas de baixa pressão (ciclónicas) no Equador, formando um ciclo.
Segundo a Epagri, além de Siderópolis os registros mais fortes do vento ocorreram em Urupema, na Serra, com 126 km/h, e Indaial, no Vale do Itajaí, com 121 km/h.