Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (Grampal), abrange 10 municípios, todos metropolitanos – Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Viamão –; Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos, na qual, dos 18 municípios que a integram, ...
Região Metropolitana de Porto Alegre
A RMPA foi instituída formalmente através da Lei Complementar Federal 14 de integrando 14 municípios: Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Viamão.
Suas cidades limítrofes são Canoas (norte), Cachoeirinha e Alvorada (nordeste), Viamão (leste) e Eldorado do Sul (oeste). De acordo com a divisão regional vigente desde 2017, instituída pelo IBGE, o município pertence às Regiões Geográficas Intermediária e Imediata de Porto Alegre.
Dos 19 municípios do Estado com mais de 100 mil habitantes, nove fazem parte da RMPA, e a densidade demográfica média da região é de 421,8 hab/km². A RMPA foi criada por lei em 1973 e era composta, inicialmente, por 14 municípios.
Uma região metropolitana é uma área formada por vários municípios que apresentam uma estrutura ou aglomeração urbana interligada entre si ou em torno de uma cidade principal, geralmente uma metrópole. ...
Maiores favelas do Brasil: Rocinha (RJ) e Sol Nascente (DF)
No ranking de bairros, veja onde o metro quadrado está mais caro e mais barato em Porto Alegre:
Das paisagens à literatura feminina, passando pela comilança e pelo “dialeto” local, há muitas razões para se apaixonar pela terra dos gaúchos. Que o Brasil é um país privilegiado pela natureza e com motivos para ser admirado de Norte a Sul, ninguém duvida.
Muito conhecida pelas atrações turísticas proporcionadas pelas baixas temperaturas no inverno, a região sul do Brasil também é muito procurada por quem aprecia o litoral. Engana-se quem pensa que as praias da região contemplam apenas atividades para banhistas durante o veraneio.
A infraestrutura do Rio Grande do Sul é apontada pela pesquisa como a 8ª melhor entre os estados com mais de 4 milhões de habitantes na América do Sul. Ainda fortemente dependente de estradas, a logística gaúcha está recebendo investimentos de R$ 10 bilhões entre contratos em execução e aqueles já acordados.
Florianópolis e Blumenau entre as melhores cidades para se viver na América do Sul.