O carbureto reage com a água formando acetileno e hidróxido de cálcio. O acetileno é inflamável e na sua combustão reage com o oxigênio do ar liberando fuligem e energia sob a forma de luz e calor.
A substância mais usada é o carbureto de cálcio, que pode ser preparado do seguinte modo: em uma vasilha com capacidade para 20 litros e com tampa, colocam-se 12 litros de água limpa e fria, e em seguida 50 a 60 gramas de carbureto de cálcio; fecha-se bem a tampa e sacode-se a vasilha, até não se ouvir mais a ...
O "carbureto" quando adicionado à água produz o etino (nome IUPAC). O etino ou "acetileno" é um gás utilizado em processos de soldagem (solda oxiacetilênica). A forma mais segura de se transportar o acetileno é através do carbureto (material sólido e mais estável).
Essas propriedades do material tornam o carboneto de silício predestinado para ser usado como material de construção. O carboneto de silício controla a corrosão, abrasão e a erosão de forma hábil já que ele suporta o desgaste por fricção.
Produto abrasivo não tóxico com alto poder de limpeza, em pó/grão. Obtido através da bauxita, de origem mineral. Alta dureza 9 a 9,5 na escala Mohs, resistente à altas temperatura, fusão acima de 2000°C.